Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 24/2/15
A construção de hospitais regionais, o Orçamento do Estado e a legislação brasileira foram alguns dos temas abordados.
24/02/2015 - 20:09Oposição
O deputado Gustavo Corrêa (DEM) destacou a importancia de uma oposição vigilante no Estado. Ele afirmou que irá cobrar todas as promessas feitas pelo governador Fernando Pimentel e pela presidente Dilma Rousseff, ambos petistas, durante a campanha eleitoral. O parlamentar também expôs sua insatisfação com a morosidade nas obras de duplicação da BR-381 e a suspensão das férias-prêmio dos servidores públicos. Em relação à saúde financeira do Estado, ele ressaltou enxergar um contrassenso no fato do alto escalão do governo aleganr falta de recursos e encaminhar à ALMG um projeto de reforma administrativa que aumenta o número de cargos e secretarias. "O atual governo não estava preparado para assumir Minas Gerais", afirmou. Em outro momento, ele agradeceu aos parlamentares que o escolheram como líder do Bloco Verdade e Coerência. Em aparte, o deputado Bonifácio Mourão (PSDB) ratificou as críticas de Gustavo Corrêa ao Governo do Estado.
Saúde
O deputado Bonifácio Mourão (PSDB) afirmou que o Governo do Estado determinou a suspensão das obras de construção de hospitais regionais em Minas Gerais. Ele destacou a paralisação ocorrida em Governador Valadares, que, segundo o parlamentar, causou a demissão de 300 pessoas e pode deteriorar o que já foi construído. Segundo Mourão, um dos motivos levantados para justificar a paralisação foi a não aprovação na ALMG do Orçamento do Estado para 2015. Ele rebateu tal justificativa dizendo que o Orçamento só não foi votado por vontade do atual governo. Em apartes, o deputado Arlen Santiago (PTB) criticou medidas dos governos petistas em Minas e no País e o deputado Gustavo Valadares (PSDB) afirmou ser inconstitucional um substitutivo ao projeto de Orçamento enviado no ano passado, uma vez que o prazo para a apresentação de emendas ao projeto já expirou. Também em aparte, o deputado Felipe Attiê (PP) criticou a não aprovação do Orçamento em 2014.
Segurança pública
O deputado Sargento Rodrigues (PDT) comentou entrevista do secretário de Estado de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, publicada no jornal O Globo. Ele fez coro às críticas do secretário à legislação penal brasileira, que é, na opinião de ambos, muitas vezes branda com os criminosos. Sargento Rodrigues criticou a Lei Federal 12.403, de 2011, que tem como objetivo diminuir as prisões provisórias. "O PT, no plano nacional, trabalha na linha do Direito Penal mínimo", disse. O parlamentar também teceu críticas ao Congresso Nacional pela sua posição, na visão do parlamentar, complacente com os graves problemas na segurança pública enfrentados no País. Em aparte, o deputado Wander Borges (PSB) disse que os municípios e Estados brasileiros sofrem com a falta de recursos. Também em aparte, o deputado Lafayette de Andrada (PSDB) cobrou do Executivo estadual a convocação dos agentes penitenciários aprovados em concurso público.
Visita
O deputado Gustavo Valadares comentou a coluna de Cleo Guimarães, no jornal O Globo, na qual ela faz críticas à comitiva do governador Fernando Pimentel no Rio de Janeiro, durante o Carnaval. A jornalista afirmou que carros da comitiva causaram distúrbios no trânsito enquanto transportavam seus convidados a um restaurante de luxo e que Pimentel, após jantar, acompanhou o desfile das escolas de samba. Valadares informou que vai apresentar requerimento na Comissão de Constituição e Justiça pedindo mais informações sobre a visita do governador ao Rio de Janeiro. Em aparte, o deputado Durval Ângelo (PT) afirmou não concordar com questionamentos da vida privada de qualquer político. Também em aparte, o deputado Bonifácio Mourão asseverou que o PT não pretende aprovar um Orçamento para 2015, utilizando-se para isso de um substitutivo inconstitucional à peça orçamentária formulada pela gestão anterior.
Consulte os pronunciamentos realizados em reuniões de Plenário.