O programa incorporou entrevistas com deputados e levou a apresentação das notícias para o Plenário

Atuação parlamentar ganha espaço na TV Assembleia

Assembleia Notícia, programa que estreou em fevereiro, incorpora entrevistas ao vivo no Plenário.

05/02/2015 - 14:24

Um novo programa jornalístico estreou na TV Assembleia em 2015, ampliando o espaço dedicado pela emissora à produção legislativa e à atuação parlamentar. Desde o dia 1º de fevereiro, o Assembleia Notícia substituiu o antigo noticiário do canal, o Repórter Assembleia.

O novo programa incorporou entrevistas com parlamentares, que já eram realizadas de forma avulsa no Visão Parlamentar, e levou a apresentação das notícias para dentro do espaço mais nobre da Casa, o Plenário. Além disso, foi triplicado o tempo de exibição: enquanto o Repórter Assembleia contava com meia hora diária, a partir de 19h30, o Assembleia Notícia vai ao ar em três edições ao vivo de 15 a 30 minutos, sempre às 9 horas, às 13h45 e às 19 horas.

De acordo com a gerente-geral de Rádio e Televisão da Assembleia, Patrícia Porto, a intenção das mudanças é valorizar o processo legislativo na programação da TV, utilizando outros recursos além das reportagens produzidas pelas equipes jornalísticas. Vem daí a incorporação das entrevistas, em que os parlamentares têm mais oportunidade para comentar projetos em tramitação, audiências realizadas com a participação de representantes do Poder Executivo e eventos realizados pela Assembleia no interior, entre outras atividades.

A mudança de cenário traduz a iniciativa de voltar os olhos para dentro do Parlamento. Dessa maneira, a apresentação do telejornal saiu do estúdio e passou a acontecer no Plenário, onde antes só ocorriam entrevistas com os deputados estaduais.

Durante 2015, também está programada a produção de dois documentários jornalísticos, por meio do programa Narrativas. Ele incorpora à rotina da TV Assembleia uma iniciativa pontual premiada em 2014: o documentário Na Lei ou na Marra: 1964, um combate antes do golpe. O programa venceu o 36º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, na categoria documentário de TV.

O programa Sala de Imprensa, em que diversos jornalistas sabatinam uma autoridade ou especialista, também será reformulado. Ele vai se dedicar à analise do jornalismo em casos e temas específicos, de maior repercussão na mídia. Já o Assembleia Debate, que costumava enfrentar a concorrência do futebol nas quartas à noite, passou a ser exibido às quintas-feiras, às 12 horas. Todos os demais programas da TV Assembleia continuam no ar em 2015, com o objetivo de consolidar o caráter público e educativo da programação.