Integrantes da Mesa se reuniram com representantes da bancada feminina

ALMG criará comissão para estimular participação da mulher

Reivindicação da bancada feminina foi apresentada ao presidente Adalclever Lopes em reunião nesta segunda-feira (2).

02/02/2015 - 17:11 - Atualizado em 02/02/2015 - 17:34

Uma comissão especial para promover a participação da mulher na política será criada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (2/2/15), o novo presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), recebeu um ofício de deputadas representantes da bancada feminina da Casa com uma série de reivindicações, dentre elas a realização de um ciclo de debates para discutir a reforma política com objetivo de estimular a participação feminina.

O presidente também anunciou a criação da Comissão Especial de Reforma Política e Participação da Mulher, que já foi aprovada pela Mesa, mas ainda será anunciada em Plenário. “Iremos andar por todo o Estado para ouvir as demandas das mulheres. Serão pelo menos quatro audiências públicas em cidades diferentes do interior”, explicou.

Outra demanda que consta do documento é a mudança na Constituição Estadual para que, nas futuras eleições da Mesa, haja sempre vaga para pelo menos uma deputada. De acordo com a deputada Marília Campos (PT), essa é uma inovação que precisa ser assegurada já a partir do próximo biênio. “Queremos que isso aconteça pela primeira vez na história, e que a ALMG continue inovadora e pioneira, ao assegurar a participação de suas deputadas na Mesa”, disse.

Para a apresentação da proposta de emenda à Constituição (PEC), são necessárias assinaturas de 26 parlamentares. Durante a reunião, assinaram o documento o presidente da ALMG, o 2°-vice-presidente, deputado Lafayette de Andrada (PSDB), e o 1º-secretário, deputado Ulysses Gomes (PT).

Juntamente com a deputada Marília Campos, participaram da reunião as deputadas Ione Pinheiro (DEM) e Rosângela Reis (Pros). A deputada Ione Pinheiro defendeu que é preciso buscar alternativas para estimular a maior participação das mulheres na política. Já a deputada Rosângela Reis pediu uma articulação especial da Mesa no sentido de a PEC ser colocada em votação o mais rápido possível, assim que todas as assinaturas parlamentares forem obtidas.

Cotas - A deputada Marília Campos observou que, apesar da legislação que estabelece cota mínima para a participação das mulheres nos partidos políticos, muitos deles montam suas listas partidárias de modo que a presença feminina cumpra apenas a formalidade legal. “Não podemos permitir que isso continue. Temos de dar visibilidade às mulheres na política”, completou.

O deputado Lafayette de Andrada destacou a importância de se estimular a presença das mulheres no centro de decisões da sociedade, não apenas na política, mas de modo geral. “A submissão das mulheres por causa de seu gênero deve ser extirpada”, frisou.

Já o deputado Ulysses Gomes ressaltou a importância do ciclo de debates e da realização de audiências no interior do Estado, que podem trazer novas demandas das mulheres mineiras para a ALMG.