Geisa Teixeira é graduada em Serviço Social e pós-graduada em Gestão de Responsabilidade Social
Tony Carlos assumiu o cargo de deputado como suplente de José Henrique na 17ª Legislatura
João Alberto é advogado, com forte atuação em temas ligados à juventude
Cristina Corrêa é professora e atuou como coordenadora de campanha do deputado federal Miguel Corrêa (PT-MG)
André Quintão assume a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social
Paulo Guedes é o novo secretário de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas
Sávio Souza Cruz assume a pasta de Meio Ambiente
Tadeu Martins Leite assume a Secretaria de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana

Quatro suplentes tomam posse na ALMG nesta quarta-feira (4)

Eles ocupam vagas deixadas por deputados nomeados secretários de Estado.

03/02/2015 - 15:08

Os deputados suplentes Geisa Teixeira (PT), Tony Carlos (PMDB), João Alberto (PMDB) e Cristina Corrêa (PT) foram convocados pela Presidência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em ato publicado no Diário do Legislativo desta terça-feira (3/2/15). Para a realização da cerimônia de posse, a Reunião Ordinária de Plenário será interrompida nesta quarta (4), às 15 horas. Os quatro primeiros suplentes da coligação Minas para Todos (PT-Pros-PMDB-PRB) assumem as vagas deixadas pelos parlamentares nomeados secretários de Estado.

O deputado Paulo Guedes (PT) é o novo secretário de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas e seu colega de partido, André Quintão, assume a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social. Já o deputado Sávio Souza Cruz (PMDB) assume a pasta de Meio Ambiente e Tadeu Martins Leite (PMDB) assume a Secretaria de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana.

O governador Fernando Pimentel também anunciou o nome do deputado Carlos Henrique (PRB) para ocupar a Secretaria de Esporte, que será desmembrada da pasta de Turismo. Mas para isso, é necessária a aprovação do Projeto de Lei (PL) 5.706/15, que trata da reforma administrativa do Estado. Carlos Henrique tem como suplente Professor Neivaldo (PT).

Confira o perfil dos quatro suplentes:

Geisa Teixeira atuou na criação de cursos profissionalizantes, oficinas culturais e esportivas e ações de reinserção social para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em Varginha (Sul de Minas), onde foi presidente da Fundação CDCA (Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente), entre 2001 e 2008. Também trabalhou pela contratação de equipes multidisciplinares nas creches da cidade para que as instituições pudessem receber crianças com deficiência. É graduada em Serviço Social e pós-graduada em Gestão de Responsabilidade Social. É viúva do ex-prefeito de Varginha Mauro Teixeira, eleito em 2000 e reeleito em 2004.

 

 

 

 

 

Tony Carlos assumiu o cargo de deputado estadual na ALMG como suplente do deputado José Henrique (PMDB) na 17ª Legislatura (2013-2015). Em Uberaba (Triângulo Mineiro), foi vereador por seis mandatos e coordenador regional do PMDB. Em 1988, quando conquistou o primeiro mandato, foi o vereador mais jovem do País, eleito com apenas 23 anos. É jornalista e radialista.

 

 

 

 

 

 

 

João Alberto é advogado e tem forte atuação em temas ligados à juventude, tendo sido conselheiro estadual da Juventude entre 1999 e 2002. Também foi presidente estadual e nacional da juventude do PMDB e atualmente é membro da direção do partido em Minas Gerais. Entre 2004 e 2006, foi secretário-adjunto de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, e, em 2007, diretor-presidente da Ceasa Minas. Em 2013, atuou como secretário de Produção e Agroenergia do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. João Alberto segue os passos do pai, João Bosco Murta Lages, ex-deputado estadual e conselheiro de Tribunal de Contas de Minas Gerais.

 

 

 

 

Cristina Corrêa é professora, irmã do deputado federal Miguel Corrêa (PT-MG), que é atualmente secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Atuou como coordenadora de campanha do parlamentar desde o primeiro mandato, a partir de 2007.

 

 

 

 

 

 

 

Veja os perfis dos quatro parlamentares secretários de Estado:

André Quintão está em seu quarto mandato na ALMG. Em 2003, foi o primeiro presidente da Comissão de Participação Popular, cargo que ocupou até a 17ª Legislatura. No seu primeiro mandato de deputado estadual, foi líder do bloco PT/PCdoB e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (2003-2006). Também foi secretário municipal de Desenvolvimento Social de Belo Horizonte entre 1994 e 1996. Eleito para dois mandatos como vereador na Capital (1997-2000 e 2001-2003), foi líder do prefeito Célio de Castro e do PT na Câmara Municipal. Assistente social e sociólogo, é funcionário de carreira da Prefeitura de Belo Horizonte, no cargo de analista de políticas públicas, do qual está atualmente licenciado.

 

 

 

Paulo Guedes está em seu terceiro mandato na ALMG, onde ingressou em 2007. Na 17ª Legislatura, foi coordenador da a Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio São Francisco (Cipe São Francisco) e membro das Comissões de Transporte, Comunicação e Obras Públicas e de Política Agropecuária e Agroindustrial. Professor, iniciou sua vida política aos 20 anos em Manga (Norte de Minas), onde cumpriu três mandatos como vereador, entre 1993 e 2004. Foi presidente da Câmara Municipal em duas oportunidades (1997-1998 e 2001-2002). Presidiu a Associação dos Vereadores da Área Mineira da Sudene (2001-2004) e a União de Vereadores de Minas Gerais (2002-2004). Em 2003, assumiu a Coordenadoria Estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

 

 

 

Sávio Souza Cruz está em seu quinto mandato consecutivo na ALMG, onde ingressou em 1999. Em seu primeiro mandato como deputado estadual, afastou-se da ALMG para ocupar os cargos de secretário de Estado de Recursos Humanos e Administração (1999-2000) e de Planejamento e Coordenação-Geral (2000). Na ALMG, foi líder do governo Itamar Franco (2000-2001), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais (2007-2008) e das Comissões Especiais das Serras da Calçada e da Moeda (2008-2009) e do Pré-Sal (2009). Desde 2009, preside a Comissão de Minas e Energia. Na 16ª Legislatura (2007-2011), foi vice-líder do PMDB e líder da Minoria. Vereador de Belo Horizonte por dois mandatos (1993-1996 e 1997-1998), presidiu a Câmara Municipal entre 1997 e 1998. Engenheiro metalúrgico com especialização em engenharia ambiental, trabalhou na Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) e é professor licenciado da PUC Minas e do Colégio Santo Antônio.

 

Tadeu Martins Leite está em seu segundo mandato na ALMG. Em 2011, quando chegou à ALMG com apenas 24 anos, foi o deputado estadual mais jovem da história de Minas Gerais. Na 17ª Legislatura, foi vice-presidente da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude, coordenador da Comissão Extraordinária de Integração ao Parlamento do Mercosul e membro da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social. Também integrou a Comissão Extraordinária da Copa do Mundo. Tadeu Martins Leite é estudante de Direito.