Prisão de entrevistado na Rádio Itatiaia motiva audiência
Reunião, nesta terça (16), às 16 horas, na ALMG, debaterá denúncias de que os policiais agiram de forma truculenta.
12/12/2014 - 15:11A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará, nesta terça-feira (16/12/14), às 16 horas, audiência pública para debater as circunstâncias da invasão do estúdio da Rádio Itatiaia, em Belo Horizonte, para a prisão do entrevistado Armando Júnio Pereira da Cruz. A reunião, requerida pelo deputado Durval Ângelo (PT), que preside a comissão, será feita no Auditório para discutir o fato ocorrido no dia 9 de dezembro.
Armando foi preso pela Polícia Civil dentro dos estúdios da Itatiaia enquanto dava uma entrevista ao vivo para o programa Chamada Geral, apresentado por Eduardo Costa. Ele é casado com a vereadora de Confins, Flávia Renata Oliveira Silva Cruz, presa durante a operação Lavagem III da Polícia Civil, que investiga esquema de fraude, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e corrupção que atuaria em Santa Luzia, Vespasiano e Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na Capital mineira e em Sete Lagoas, na Região Central do Estado.
Segundo as denúncias que chegaram à Comissão de Direitos Humanos, policiais armados teriam entrado no estúdio de forma truculenta, inclusive empurrando uma jornalista, e sem apresentar um mandado de prisão. O apresentador Eduardo Costa, informando que faltavam apenas cinco minutos para encerrar a entrevista, pediu “um pouquinho de paciência”, mas teria sido desrespeitado pelos policiais civis. Ainda de acordo com as denúncias, os policiais teriam retirado Armando Cruz abruptamente do estúdio.
Convidados - Foram convidados a participar da audiência o corregedor-geral de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, Renato Patrício Teixeira; o ouvidor de Polícia do Estado de Minas Gerais, Paulo Vaz Alkimin; o presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Minas Gerais (Sindepominas), Marco Antônio de Paula Assis; o presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (Sindpol/MG), Denilson Aparecido Martins; e o apresentador do programa Chamada Geral da Rádio Itatiaia, Eduardo Costa.