Panorama discute violência sexual dentro de casa
Programa da TV Assembleia recebe a professora Cassandra França e o dramaturgo Fernando Limoeiro para debater o assunto.
09/12/2014 - 15:24 - Atualizado em 09/12/2014 - 19:10O programa Panorama desta quarta-feira (9/12/14) aborda o difícil tema da violência sexual dentro de casa, geralmente praticada por parentes ou pessoas muito queridas e próximas. Pela prática da violência sexual, a criança ou adolescente é forçado fisicamente ou coagido verbalmente a participar da prática sexual sem ter ainda capacidade emocional suficiente até mesmo para julgar o que está acontecendo.
Assista aos últimos vídeos do programa Panorama.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Os números sobre esse tipo de abuso, cercado de tabus e silêncio, acabam sendo incertos, mas a Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência estima que mais de 80% dos casos de violência sexual vitimem meninos e meninas dentro de suas próprias casas. Ainda segundo a entidade, mais de 50% dos casos denunciados têm como autor o pai ou o padrasto.
Para explicar os sinais dessa violência e as formas de proteger as vítimas, o programa da TV Assembleia recebe a doutoura em Psicologia Clínica Cassandra França, do departamento de Psicologia da UFMG. Ela implantou, na universidade, há dez anos, o projeto Crianças e Adolescentes Vítimas de Abuso Sexual (Cavas) e é organizadora do livro "Tramas da perversão: a violência sexual intrafamiliar", que acaba de ser lançado e mostra estudos sobre esse atendimento a vítimas.
Também participa do programa o dramaturgo Fernando Limoeiro, professor do Teatro Universitário e coordenador do programa Polos de Cidadania, da UFMG. Ele dirigiu a peça "Não sou boneca", sobre a violência sexual na família. Limoeiro revela como o público reage à temática, mostrada nos palcos.
O Panorama vaio ar às 8h30, com reprises às 19 horas e à 1 hora da manhã.
Autorregulação da propaganda infantil é tema do Panorama desta quinta
O Panorama desta quinta-feira (11) entra numa discussão que tem causado polêmica entre o mercado publicitário e as entidades de defesa dos direitos da crianças. O primeiro grupo defende a autorregulação da propaganda, já o segundo considera a propaganda dirigida às crianças danosa, pois os pequenos seriam vulneráveis a essas mensagens, pois não teriam capacidade de avaliar criticamente o que veem.
Em abril de 2014, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conanda, ligado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, publicou uma resolução classificando como abusiva a publicidade que incentive a criança a consumir produtos ou serviços, usando linguagem infantil. Mas, na prática, propagandas desse tipo continuam sendo veiculadas. Basta ligar a tv, durante os programas infantis, principalmente nos canais pagos, para receber um bombardeio de propagandas. São bonecas, carrinhos, castelos, bichos de pelúcia que mais parecem animais de verdade, tudo muito bonito e colorido como o intuito de vender.
O Panorama discute a influência dessas propagandas no dia a dia das famílias e na sociedade. Em nosso estúdio recebemos os professores da Universidade Fumec Sérgio Arreguy Soares, que é publicitário e Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, além de pesquisador em propaganda e consumo infantil e também Jacques Akerman, que é psicólogo e psicanalista.
O programa estreia às 8h30h . Reprise às 19h e à 1h da manhã.