Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 18/11/14
Corrupção na Petrobras, ineficiência dos Correios e ocupações urbanas são temas de discursos dos deputados.
18/11/2014 - 20:24Denúncias
O deputado Sargento Rodrigues (PDT) apresentou uma denúncia contra os Correios. Ele explicou que, no período anterior às eleições de outubro, o seu comitê de campanha havia feito um contrato com a empresa para que fossem entregues suas correspondências. O deputado contou que, devido aos atrasos na prestação do serviço, entrou em contato com funcionários dos Correios para expor a situação. Segundo ele, Carlos Nogueira, gerente da agência Jaraguá, afirmou em um documento que o material seria entregue dentro do prazo. Rodrigues informou ainda que recebeu ligações do diretor regional dos Correios em Minas, José Pedro de Amengol Filho, garantindo que o trabalho seria realizado no prazo correto. Apesar disso, o material só foi entregue após as eleições, de acordo com o deputado. Ele disse que vai fazer uma denúncia formal ao Ministério Público Federal e entrará com uma ação civil pedindo reparação dos danos causados pela empresa.
Petrobras
O deputado Carlos Pimenta (PDT) baseou seu discurso em três temas diferentes. O primeiro deles foi a corrupção na Petrobras, com a qual ele se mostrou revoltado. Para Pimenta, é vergonhoso ver os casos de corrupção e desvio de dinheiro público que estão sendo noticiados. O parlamentar parabenizou a Polícia Federal pelas investigações envolvendo a empresa, ressaltando a importância de valores como independência e idoneidade dessa corporação. Em outro momento, ele falou sobre o endividamento das prefeituras, que não teriam recursos para pagar o 13º salário dos servidores. Ele fez um apelo ao atual governador para que a Secretaria de Estado de Saúde pague as emendas parlamentares. Ainda na tribuna, pediu aos outros parlamentares mais atenção com projetos que precisam ser votados. Em aparte, o deputado João Leite (PSDB) apoiou as críticas de Pimenta a Petrobras e as de Sargento Rodrigues aos Correios.
Descaso
O deputado Rogério Correia (PT) relembrou a reunião da Comissão de Direitos Humanos, que aconteceu na última segunda-feira (17). Nela, foi colocada em discussão a situação das famílias que fizeram ocupações de terrenos em Belo Horizonte e na Região Metropolitana. Ele disse que, ao longo dos últimos 12 anos, o Estado nada fez para assentar os ocupantes. Rogério avaliou que na Capital a situação é mais grave, pois a Prefeitura trata com descaso esse público, ao não aderir a projetos sociais como o Minha Casa Minha Vida. Ainda em seu discurso, o parlamentar afirmou que está preocupado com os projetos que o atual governo está enviando para a Assembleia. Ele acredita que uma "herança maldita" se abaterá sobre o governo que tomará posse em 2015. Isso vai ocorrer em função do endividamento promovido pelos governos tucanos nos últimos 12 anos. Em aparte, o deputado Elismar Prado (PT) apoiou as declarações de Rogério.
Consulte os pronunciamentos realizados em reuniões de Plenário.