O deputado Bosco cumprimentou os colegas que se reelegeram
Lafayette de Andrada chamou os deputados a votar e aprovar a PEC 69/14 e o PL 4.170/13
Duarte Bechir prometeu retribuir a confiança dos eleitores
Carlos Pimenta enfatizou a importância do trabalho dos agentes penitenciários

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 11/11/14

Parlamentares conclamaram colegas a aprovar projetos em benefício de agentes penitenciários e efetivados pela Lei 100.

11/11/2014 - 19:53

Servidores
O deputado Bosco (PTdoB) iniciou sua fala agradecendo os votos recebidos nessas eleições. O parlamentar ressaltou que, reeleito, sua responsabilidade será ainda maior e fez o compromisso de continuar sendo, nas suas palavras, um dos deputados mais atuantes da Casa. Ele relembrou que presidiu a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia nesta legislatura e destacou a oportunidade que a função lhe proporcionou de percorrer todas as regiões do Estado. Bosco também cumprimentou os deputados que se reelegeram e prestou solidariedade aos colegas que não obtiveram êxito nas urnas. Por fim, ele manifestou apoio ao Projeto de Lei (PL) 4.170/13, que prorroga os contratos temporários dos agentes penitenciários e socioeducativos, cobrando atenção especial do Governo do Estado a esses profissionais. “Sabemos do empenho de vocês e de suas demandas. Contem conosco não só agora, mas para o próximo mandato também”, concluiu.

 

Eleições
O deputado Lafayette de Andrada (PSDB) criticou o posicionamento contrário do deputado Rogério Correia (PT) à recomposição salarial dos servidores do Executivo proposta no PL 5.592/14, do governador. De acordo com o deputado, o fato é o prenúncio de que dias sombrios virão no próximo governo. Em seguida, Lafayette de Andrada conclamou os deputados a votar e aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 69/14, que pretende efetivar os servidores atingidos pela inconstitucionalidade da Lei Complementar 100, de 2007, e o PL 4.170/13, em benefício dos agentes penitenciários. Em aparte, o deputado Gustavo Valadares (PSDB) parabenizou Lafayette de Andrada pelo pronunciamento e afirmou também ter receio da administração do próximo governo. O deputado João Leite (PSDB), também em aparte, concordou com a palavra do orador e declarou que está aguardando e acompanhando se as promessas do governador eleito serão cumpridas.

 

Servidores II
O deputado Duarte Bechir (PSD) foi mais um parlamentar a agradecer os votos recebidos nas eleições e prometeu retribuir a confiança dos eleitores com trabalho e dedicação. O parlamentar manifestou apoio aos servidores da educação que defendem a aprovação da PEC 69/14 e se mostrou envergonhado pela falta de união dos deputados para discutir e aprovar a proposta. Como presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, ele afirmou conhecer de perto a aflição dos servidores atingidos pela inconstitucionalidade da Lei Complementar 100. “Muitos não têm condições físicas de continuar trabalhando ou de buscar no mercado um novo emprego”, ponderou. Segundo ele, a ALMG votou com unanimidade a Lei 100 e hoje os parlamentares estão se eximindo dessa responsabilidade. “Estamos colocando na linha de perigo quase 80 mil famílias”, afirmou. Para Bechir, é preciso definir com urgência a situação desses servidores, que merecem o respeito dos deputados.

 

Rio São Francisco
O deputado Carlos Pimenta (PDT) prestou apoio aos agentes penitenciários presentes e, aproveitando o ensejo, cobrou dos deputados que se empenhem na discussão de temas importantes. Pimenta enfatizou a importância e a periculosidade do trabalho dos agentes penitenciários para defender a valorização profissional da categoria. O deputado também mencionou o projeto da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) de preservação das nascentes do Rio São Francisco no Estado de Sergipe para cobrar a mesma mobilização da companhia em ações voltadas para Minas Gerais. Segundo o parlamentar, 70% da extensão do rio se encontram no Estado, que precisa de ajuda para impedir a seca de seus afluentes. Em aparte, o deputado Wander Borges (PSB) denunciou promessas eleitorais que ficam apenas no discurso e culpou a política macroeconômica do Governo Federal pelos maiores problemas enfrentados por Estados e municípios.

Consulte os pronunciamentos realizados em reuniões de Plenário.