Curvelo vai receber concerto comentado de cravo
A apresentação gratuita integra série comemorativa do bicentenário de Aleijadinho.
05/11/2014 - 16:23A população de Curvelo (Região Central do Estado) poderá conhecer um pouco mais da música barroca mineira, por meio do projeto cultural “Concerto de Cravo: nosso Barroco Mineiro”, que chega à cidade no sábado (15/11/14). A apresentação, que será na Basílica de São Geraldo (Praça da Basílica), às 20 horas, será comentada por convidados especialistas no tema. O projeto é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), e faz parte das comemorações do bicentenário de morte de Aleijadinho, que reúne diversas iniciativas de valorização do artista ao longo deste ano.
A série de concertos, que tem entrada gratuita, tem como principal objetivo levar ao público de diversas regiões um pouco da música barroca mineira. No repertório, estão obras de compositores como Manoel Dias de Oliveira, Francisco Gomes da Rocha e Lobo de Mesquita, que é considerado o mais expressivo compositor setecentista de Minas Gerais.
Nos recitais, o cravista Antonio Carlos de Magalhães executa obras sacras e profanas do século XVIII transcritas para o cravo, instrumento típico do período barroco. O instrumento musical utilizado será um raro clavecin brisé (cravo dobrável) construído segundo Jean Marius (1713). De forma didática, serão abordados aspectos musicais relevantes relacionados às obras, aos artistas e ao cravo. “Além disso, em cada local, o concerto contará com participação de coral ou músicos da região, para fazermos um intercâmbio cultural”, destaca o cravista.
Outros concertos da série já foram apresentados em Diamantina (Região Central do Estado), Caxambu (Sul de Minas), Nova Era (Região Central), Teófilo Otoni (Vale do Mucuri), Ipatinga (Vale do Aço), Uberlândia (Triângulo Mineiro), Paracatu (Noroeste), São João del-Rei (Região Central) e Oliveira (Centro-Oeste).Também estão previstas apresentações em Ouro Preto e Congonhas, ambas na Região Central do Estado.