Panorama debate a falta de água nesta terça (28)
Esta semana, a TV Assembleia reprisa, ainda, programas sobre Haitianos em Minas e o transplante e a doação de órgãos.
27/10/2014 - 15:34O programa Panorama, da TV Assembleia, debate, nesta terça-feira (28/10/14), a falta de água e a multiplicação de poços como alternativa de abastecimento. A edição, que vai ao ar às 8h30, aborda a crise de recursos hídricos, agravada pela estiagem prolongada, especialmente no Sudeste do País, e que fez diminuir muito o volume de rios e represas.
Assista aos últimos vídeos do programa Panorama.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Os convidados especiais do programa são a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas, Marília Melo; e o conselheiro da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, Celso de Oliveira Loureiro, que é ainda professor aposentado da Escola de Engenharia da UFMG e consultor em Hidrologia Ambiental.
O programa mostra que em 70% das cidades mineiras o abastecimento já é parcial ou totalmente feito a partir dos poços, tubulares ou manuais que captam as águas subterrâneas. Os especialistas explicam esse modelo de abastecimento e a importância dos poços para o equilíbrio de todo o sistema hídrico. O programa fala, também, dos riscos das escavações irregulares e do passo-a-passo da instalação de um poço, seja por empresa, condomínio, concessionário e mesmo o cidadão comum, dentro das regras vigentes. O Panorama tem reprises às 19 horas e à 1 hora da manhã.
Programas sobre hatianos em Minas e transplante de órgãos são reprisados
Na quarta-feira (29), o tema é a presença dos imigrantes haitianos no Brasil e em Minas Gerais. A migração começou em 2010, ano em que o Haiti passou por uma das maiores tragédias humanitárias já vistas: um terremoto causou mais de 300 mil mortes, feriu 250 mil pessoas e deixou um milhão e meio de desabrigados. Segundo a Organização das Nações Unidas, o Haiti é o país mais pobre do continente americano, com 60% da população subnutrida e mais da metade, vivendo abaixo da linha de pobreza, com menos de 1 dólar e 25 cents por dia.
Uma pesquisa feita por professores da PUC-MG estima que, no fim de 2013, havia 20 mil imigrantes haitianos no Brasil. O trabalho buscou traçar o perfil desses imigrantes a partir de dados do Governo Federal e também por meio de entrevistas.
No estúdio, repercutem a pequisa e a situação dos haitianos, especialmente em Minas, o coordenador da pesquisa, Duval Fernandes, doutor em demografia, professor da Pós-Graduação em Geografia da PUC-MG; além da coordenadora Social do Centro Zanmi, projeto jesuíta de apoio e acolhimento aos migrantes e refugiados no Brasil, Luciana Lorenzi.
Na quinta-feira (30), o Panorama fala de doação e transplantes de órgãos. O Brasil tem o maior sistema público do mundo de transplantes, e Minas Gerais é um dos estados que mais efetivam esse procedimento no País. Em 2013, foram realizados mais de 2.300 transplantes, mas a fila de espera ainda é grande e tem mais de duas mil pessoas.
O programa recebe o médico Charles Simão Filho, que é diretor do MG-Transplantes (serviço do governo estadual de captação e transplante de órgãos), e a psicóloga Elaine Machado, doutora em epidemiologia, que pesquisou a rotina e a apreensão de pessoas na fila da doação de rim.
Os convidados explicam como é feito o cadastro dos pacientes que precisam de transplante e o que é levado em conta no posicionamento dele na fila da doação. O programa explica ainda como é o procedimento de doação e a abordagem à família da pessoa com morte cerebral, potencial doadora.
Os programas vão ao ar às 8h30 e são reprisados às 19 horas e à 1 hora da manhã.