Comissão demanda equipamentos para atletas com deficiência
Estrutura do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG foi verificada em visita nesta terça-feira (23).
23/09/2014 - 18:35 - Atualizado em 23/09/2014 - 19:38Um pedido de providências para a aquisição de equipamentos específicos para o treino de atletas com deficiência no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Esse foi um dos requerimentos que a deputada Liza Prado (Pros), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), anunciou que irá apresentar. O anúncio foi feito durante visita da comissão ao CTE, nesta terça-feira (23/9/14). O espaço é uma parceria entre a universidade e o Governo do Estado.
Outro requerimento que a parlamentar disse que apresentará é um pedido de providências para adequação dos vasos sanitários dos banheiros do CTE, que têm abertura frontal. Apesar de não haver uma norma que tenha esse tipo de especificação, a deputada explicou que esses vasos não são os mais adequados às pessoas com deficiência, uma vez que podem machucá-las. A deputada Liza Prado também ressaltou que fará um terceiro requerimento com pedido de informações sobre os requisitos de acessibilidade do projeto do centro.
“É uma obra muito importante para todos os atletas que podem aproveitar diversas modalidades de treinamento. É uma estrutura de Primeiro Mundo”, salientou a deputada.
De acordo com o diretor do CTE, Bruno Pena Couto, o centro foi concebido para ser um local de treinamento de atletas em 11 modalidades: atletismo, natação, polo aquático, nado sincronizado, handebol, vôlei, basquete, ginástica artística, ginástica rítmica, judô e taekwondo. É uma estrutura, segundo o diretor, que poderá ser usada também por atletas com deficiência. “O prédio é todo acessível: elevadores, banheiros e rampas”, contou. Para a utilização do espaço por pessoas com deficiência, o diretor explicou que serão necessários alguns equipamentos específicos, dependendo da modalidade na qual haverá o treinamento. Ele acrescentou que o local receberá a equipe britânica que vai se preparar para os Jogos Paralímpicos de 2016.
Centro será referência no País
O Centro de Treinamento Esportivo está instalado em área do Centro Esportivo Universitário (CEU) e a proposta é que se torne uma referência no País para formação de atletas e pesquisa na área esportiva. Depois de pronto, o espaço poderá receber 400 atletas/dia.
De acordo com Couto, quatro etapas fazem parte da obra. A primeira delas, já concluída, diz respeito à pista de atletismo. A nova pista foi aprovada para receber a certificação Classe 1, a máxima concedida pela Federação Internacional de Atletismo, por atender às necessidades de atletas de alto rendimento de todas as provas de atletismo. Já a segunda etapa, com previsão para ser concluída em setembro de 2015, é o parque aquático, que contará com piscina, centro médico, vestiário, laboratórios, ambulatórios, academia de ginástica, entre outras instalações. Essas duas fases somam aproximadamente R$ 60 milhões em investimentos do Governo do Estado.
A terceira etapa contempla o pavilhão de esportes coletivos que será construído com recursos da UFMG e do Ministério do Esporte, totalizando cerca de R$ 26 milhões. Para a quarta etapa, que é a construção de alojamento com 130 leitos adaptados, ainda não há recursos, de acordo com o diretor do CTE.
Segundo o presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Juiz de Fora (Zona da Mata), Harison Felipe Nassar, as obras do centro levam em conta as necessidades das pessoas com deficiência. “Os atletas do interior poderão usar o espaço”, enfatizou.