Assembleia homenageia os 80 anos do Colégio Santo Agostinho

Aniversário será celebrado em Reunião Especial de Plenário no dia 15 de setembro, às 20 horas.

08/09/2014 - 16:25

Os 80 anos de criação do Colégio Santo Agostinho serão celebrados na próxima segunda-feira (15/9/14), em Reunião Especial no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O deputado Durval Ângelo (PT) e a deputada Luzia Ferreira (PPS) são os autores do requerimento para a realização da homenagem. Marcada para as 20 horas, a solenidade contará com apresentação da Orquestra Stradivarius, composta por alunos da própria escola.

O Colégio Santo Agostinho foi fundado em 1º de março de 1934, em Belo Horizonte, por padres agostinianos recém-chegados da Espanha. Na época, a jovem capital mineira contava com 170 mil habitantes, que viviam a pacata vida de um ambiente bucólico do início do século. Inicialmente, o Colégio funcionou na esquina da Avenida São Francisco (hoje, Olegário Maciel) com Tupis. Só dois anos depois, em 28 de março de 1936, é que passou ao endereço onde ainda se situa atualmente, nas esquinas de Avenida Amazonas, Aimorés e Araguari.

Em pouco tempo, o Santo Agostinho se transformou em referência em educação, nomeando, inclusive, o bairro que cresceu em seu entorno (onde se localiza, entre outros prédios importantes, o da Assembleia Legislativa). Ao longo das décadas seguintes, o colégio formou gerações e se consolidou como uma das mais relevantes instituições educacionais do País. Por suas salas de aula, passaram importantes nomes das cenas política, social e cultural, que se destacaram na construção da história de Minas e do Brasil.

Instituição atende mais de sete mil alunos em três unidades

Atualmente, além da unidade principal, de Belo Horizonte, onde estão matriculados cerca de 3.500 alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, a instituição conta ainda com unidades em Contagem e Nova Lima (ambas cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte), atendendo, no total, em torno de 7.200 alunos, sendo 1.700 em Contagem e dois mil em Nova Lima. A unidade de Contagem teve início quando, em 1976, os agostinianos receberam um terreno de seis mil m², no bairro Jardim Riacho das Pedras. Em 1977, a nova unidade começou a funcionar.

Anos mais tarde, em 2004, o Santo Agostinho formalizou a compra de um terreno de 15 mil m², no Vale dos Cristais, em Nova Lima, para a construção de mais uma unidade, inaugurada em 2007.

Cursos gratuitos -
Além disso, o Colégio Santo Agostinho, por meio da mantenedora Sociedade Inteligência e Coração (SIC), mantém a Escola Profissionalizante Santo Agostinho, no Barreiro, que oferece gratuitamente 23 cursos técnicos a 1.200 jovens.

Confirmando o seu espírito filantrópico, a mantenedora responde também pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Colégio Frei Carlos Vicuña, que funciona junto ao Colégio Santo Agostinho de Contagem, e na Escola Profissionalizante, no Barreiro. Juntas, as duas unidades do EJA oferecem ensino e material didático gratuitos a cerca de 700 alunos, semestralmente.