Paracatu é a sétima cidade a sediar uma edição do Concertos de Cravo - Arquivo/ALMG

Próxima edição dos Concertos de Cravo será em Paracatu

Iniciativa da ALMG reúne várias ações culturais de valorização do Barroco mineiro e de seu ícone, o artista Aleijadinho.

08/09/2014 - 14:32 - Atualizado em 19/09/2014 - 14:40

A série Concertos Comentados de Cravo - Nosso Barroco Mineiro chega a Paracatu (Noroeste de Minas), nesta sexta-feira (19). O evento é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com a Comissão OAB Cultural - Seção Minas Gerais. A apresentação será às 20 horas, na Igreja do Rosário (Largo do Rosário - Centro Histórico).

A série de recitais itinerantes integra a Agenda Comemorativa do Bicentenário da Morte de Aleijadinho, que reúne diversas iniciativas culturais de valorização desse artista mineiro, ícone do Barroco. Os eventos, cuja entrada é gratuita, têm como principal objetivo levar ao público de diversas regiões do Estado um pouco da música do período colonial mineiro, popularizando o estilo em sua perspectiva musical.

As peças serão executadas pelo cravista Antônio Carlos de Magalhães, que também comenta as obras sacras e profanas do século XVIII transcritas para o cravo, instrumento típico daquele período. O instrumento musical utilizado será um raro clavecin brisé (cravo dobrável) construído segundo Jean Marius (1713). De forma didática, o músico aborda aspectos musicais relevantes relacionados à obra, ao artista e ao instrumento. O evento contará, também, com a participação especial de corais da cidade.

Paracatu é a sétima cidade a sediar o espetáculo. Outros concertos já foram apresentados em Diamantina (Região Central do Estado), Caxambu (Sul de Minas), Nova Era (Região Central), Teófilo Otoni (Vale do Mucuri), Ipatinga (Vale do Aço) e Uberlândia (Triângulo Mineiro). Também estão previstas apresentações em São João del-Rei, Congonhas e Curvelo (Região Central do Estado), Montes Claros (Norte de Minas), Oliveira (Centro-Oeste do Estado), Viçosa (Zona da Mata) e Belo Horizonte.