Aumento da frota de motocicleta é tema do Panorama
Programa da TV Assembleia também tratará da arqueologia e paleontologia do território mineiro.
05/09/2014 - 16:35O Panorama, programa da TV Assembleia que vai ao ar na próxima terça-feira (9/9/14), às 8h30, faz um diagnóstico de um fenômeno brasileiro do trânsito: o avanço da participação de motocicletas na frota total de veículos que, entre 2001-2012, aumentou 128% no Brasil. Mas o crescimento de motos surpreende ainda mais: houve incremento de quase 340% no mesmo período.
Assista aos últimos vídeos do programa Panorama.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Para analisar esse cenário, o programa recebe Osias Baptista Neto, consultor em transporte e trânsito, e Wagner Felix Soares, assessor da Divisão de Habilitação e Controle do Condutor e Secretário Gral da Banca Examinadora do Detran-MG. Os convidados discutem a formação dos condutores de motocicletas e criticam a falta de diferenciação do treinamento para condutores de outros veículos.
Os entrevistados também falam do perfil do motociclista e ressaltam que cada vez mais pessoas têm apostado nas motocicletas em substituição ao transporte coletivo, ou seja, buscam se deslocar mais rápido, para o serviço ou a faculdade, em um veículo individual de custos mais baixos de compra e manutenção.
O programa será reprisado na noite de terça (9), às 19 horas e à 1 hora da manhã.
Arqueologia e Paleontologia – Na quarta-feira (10), o Panorama parte da descoberta recente dos ossos de um casal, sepultado na região de Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), há mais de 10 mil anos, para falar das ciências que se debruçam sobre as vidas antigas. O programa recebe Castor Cartelle, professor de paleontologia e curador da coleção de Paleontologia do Museu da PUC Minas, e Andrei Isnardis, professor de antropologia e arqueologia da UFMG e membro do setor de Antropologia do Museu de História Natural da universidade.
Os especialistas recriam o cenário de Minas Gerais, em um passado muito distante, inclusive quando a região era coberta pelo mar, para explicar as eras e os objetos de estudo dos paleontólogos (que analisam fósseis) e dos arqueólogos (voltados à observação dos hábitos e culturas humanas). Em muitos sítios de pesquisas, as duas especialidades atuam juntas.
O Panorama trata ainda da importância do dinamarquês Peter Lund (1801-1880), que viveu em Lagoa Santa (RMBH), onde descobriu milhares de peças fósseis que permitiram reescrever a história do Brasil no período mais recente da escala geológica. Na mesma área, foi descoberto o crânio de Luzia, considerada o habitante mais antigo do Brasil e que resultou em novas teorias sobre os movimentos migratórios para as Américas.
O programa vai ao ar na quarta (10) às 8h30, com reprise às 19 horas e à 1 hora da manhã.