Itens de alimentação e higiene estão mais baratos em BH

Pesquisa do Procon Assembleia acompanha preços de 160 produtos vendidos em supermercados.

05/09/2014 - 14:34

Artigos de higiene e produtos alimentícios estão com os preços em baixa neste mês em Belo Horizonte. Conforme apurou pesquisa realizada pelo Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) entre os dias 1º e 2/9/14, itens de alimentação passaram a custar, em média, 1,09% menos que em agosto. Já os produtos de higiene registraram deflação de 1,14%. Por outro lado, artigos de limpeza sofreram reajuste médio de 0,17%. O Procon Assembleia pesquisou os preços de 160 produtos, sendo 106 de alimentação, 21 de higiene e 33 de limpeza. Foram consultados 16 supermercados na Capital e na Grande BH.

Consulte a pesquisa completa de preços de supermercados.

No grupo Alimentação, o destaque ficou para a queda nos preços do feijão e do óleo de soja. Todas as marcas pesquisadas apresentaram redução, com destaque para o feijão da marca Apetite, que ficou 11,37% mais barato, e o óleo Liza, com queda de 2,74%. Nos demais produtos que compõem a cesta básica, os preços oscilaram para cima ou para baixo, dependendo da marca. Já entre os produtos de higiene, o papel higiênico ficou entre 7% e 10% mais barato. No caso dos itens de limpeza, houve alta em todas as marcas de desinfetante pesquisadas.

O Procon Assembleia detectou grandes variações de preço para o mesmo produto. Dependendo do estabelecimento, a diferença pode chegar a 120,81%, como no caso do vinagre de álcool da marca Castelo, cuja garrafa de um litro pode ser encontrada por R$ 1,49 ou R$ 3,29. Variações significativas também foram vistas em itens como o milho verde, a farinha de mandioca, o shampoo, o creme dental e a água sanitária. Por isso, antes de sair às compras vale a pena consultar a pesquisa do Procon Assembleia, pois isso pode representar uma economia significativa para o orçamento doméstico.