Panorama discute o envelhecimento do brasileiro nesta terça

Segundo o IBGE, em 2030, haverá mais idosos no Brasil do que crianças e adolescentes com menos de 15 anos.

22/08/2014 - 15:23

O envelhecimento do brasileiro é tema do Panorama, programa da TV Assembleia,  nesta terça-feira (26/8/14), às 8h30. O Brasil acompanha, em velocidade ainda maior, o movimento mundial de envelhecimento da população, um processo sem precedentes e sem retorno. Estudos da Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que uma em cada nove pessoas no mundo tem 60 anos ou mais. E, segundo as projeções da instituição, em 2050, devemos ter, pela primeira vez na história mundial, mais idosos que crianças e adolescentes com menos de 15 anos.

Assista aos últimos vídeos do programa Panorama.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

Os convidados do programa, Felipe Willer, do Conselho Estadual do Idoso, e Sandra de Mendonça Mallet, psicóloga especialista em Gerontologia, analisam a forma como o Brasil vem enfrentando o envelhecimento populacional. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o grupo de idosos deve ser maior que o de crianças e adolescentes já em 2030. O Panorama faz ainda uma avaliação de legislações e políticas públicas voltadas a idosos no Brasil.

O programa tem reprise às 19 horas e à 1 hora da manhã de quarta-feira (27).

Crescimento do Enem será reprisado na quinta (28)

O programa que aborda o crescimento do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, será reprisado na quinta-feira (28/8/14). As provas estão marcadas para os dias 8 e 9 de novembro e, se depender do número de inscritos, mais de 9,5 milhões, este vai ser o maior Enem da história. A convidada especial é a professora Gladys Rocha, doutora em educação e pesquisadora do Game, o Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais da Universidade Federal de Minas Gerais.

Ela analisa as diferenças do modelo atual para o da origem, quando o Enem era só uma forma de avaliar o ensino médio do País. Segundo ela, a rede privada de educação básica assimila com maior rapidez as mudanças que a avaliação provoca, ao exigir reflexões e posicionamento mais críticos ao invés de conteúdo memorizado, como se tinha nos antigos vestibulares.

Ainda assim, a professora alerta que o Brasil ainda está começando a discutir um padrão para o Ensino Médio, cuja evasão escolar atinge índices de 20%. Quanto aos programas de ensino superior, a pesquisadora fala da adesão das grandes instituições ao Enem e da mudança gradual do perfil dos universitários na rede pública.

O programa estreia às 8h30h . Reprise às 19 horas  e à 1 hora da manhã de sexta-feira (29).