Produtos alimentícios aliviam bolso do consumidor
Em compensação, ficou mais caro adquirir artigos de higiene pessoal e limpeza, constata Procon Assembleia.
08/08/2014 - 14:57Produtos alimentícios à venda em supermercados de Belo Horizonte estão em média 1,20% mais baratos. Essa é a conclusão da pesquisa de preços realizada pelo Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) junto a 16 estabelecimentos da Capital. O levantamento foi feito entre os dias 4 e 5/8/14. Por outro lado, itens de higiene ficaram 1,62% mais caros, enquanto que os produtos de limpeza tiveram seus preços majorados em 2,18%, em média. A pesquisa analisou o comportamento dos preços de 160 produtos, sendo 106 de alimentação, 21 de higiene e 33 de limpeza.
Consulte a pesquisa completa de preços de supermercado.
Dos produtos que compõem a cesta básica, o feijão carioquinha tipo 1 registrou as baixas mais significativas. Todas as marcas pesquisadas registraram redução de preço, com destaque para a Primavera, com -19,68% e a Apetite, com -15,99%. Ficaram mais baratos também todas as marcas de açúcar cristal analisadas pela pesquisa do Procon Assembleia. A que mais baixou de preço foi a Minasçúcar, com -6,56%. Por outro lado, o arroz registrou alta generalizada. A marca Prato Fino subiu 2,84%, a Tio João 1,81% e a Camil, 1,33%.
Dos 21 itens de higiene pesquisados, 13 sofreram reajustes, com destaque para o sabonete, que teve aumento em todas as marcas analisadas. Já entre os artigos de limpeza, ficaram mais caras a água sanitária, com alta de até 16,78%, dependendo da marca, além do álcool gel, desinfetante e sabão em pó.
A pesquisa do Procon Assembleia constatou ainda significativas variações de preços para um mesmo produto. Dependendo do estabelecimento, o leite longa vida Ninho pode ser encontrado por R$ 2,29 ou R$ 4,99, uma variação de 117,90%. O preço da maionese tradicional Liza (500g) apresentou diferença de 86,81% entre um supermercado e outro. Já o shampoo Palmolive Naturals (350ml) registrou variação de 75,19%.