Cursos tratam de atividades agrícolas, pastoris, de promoção social e de turismo - Arquivo/ALMG

Cidadania Ribeirinha retoma cursos profissionalizantes

Em parceria com o Senar, os cursos tratam de atividades agrícolas, pastoris, de promoção social, entre outros.

04/08/2014 - 11:26

O projeto Cidadania Ribeirinha retoma, a partir desta segunda-feira (4/8/14), os cursos profissionalizantes destinados a moradores de Manga, Matias Cardoso, Pedras de Maria da Cruz e Itacarambi, municípios do Norte de Minas contemplados nesta primeira fase da iniciativa.

Oferecidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), os cursos tratam de atividades agrícolas, pastoris, agroindustriais, de promoção social e de turismo, entre outros temas. O objetivo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com o projeto é promover a revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, a redução da pobreza e da desigualdade nas comunidades ribeirinhas e a proteção do patrimônio cultural são-franciscano.

Os primeiros treinamentos serão realizados em Pedras de Maria da Cruz (piscicultura) e em Itacarambi (planejamento de cardápios, artesanato em tricô e crochê e bordado em pedraria). A previsão é que os cursos se estendam até novembro, com aproximadamente 40 turmas e 500 pessoas capacitadas. As próprias comunidades escolheram os treinamentos, a partir das opções de cursos do Senar.

Uma das ações do projeto é a gestão perante prefeituras e outros parceiros para que as comunidades recebam apoio quando o treinamento não for suficiente, de forma a garantir a continuidade e sustentabilidade dos cursos.

Além disso, durante a fase de mobilização, gestores do projeto constataram que algumas pessoas tinham o conhecimento, mas não as condições de aplicá-lo. Dessa forma, alguns cursos são específicos para um município; outros são comuns a quase todos, como o de turismo rural.