A previsão é de que a requalificação seja concluída em março de 2015

Ação presta informações sobre reforma da Praça da Assembleia

Iniciativa, que tem início nesta terça-feira (22), prevê distribuição de folhetos informativos.

21/07/2014 - 11:58

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) inicia, nesta terça-feira (22/7/14), uma ação de comunicação destinada a oferecer informações sobre a requalificação da Praça Carlos Chagas, conhecida como Praça da Assembleia. Um folheto com imagens da maquete da nova praça e informações sobre a obra será distribuído à população do entorno da ALMG, incluindo moradores e pessoas que trabalham ou estudam na região. A publicação orienta sobre as restrições de acesso durante as obras, ressaltando que os benefícios serão muitos para todos os que frequentam a praça. A previsão é de que a requalificação seja concluída em março de 2015.

“A comunidade do entorno foi ouvida durante a pesquisa que subsidiou o projeto de reforma da praça e, depois, convidada a conhecer o resultado dessa pesquisa, com a apresentação da maquete. Agora vamos dar retorno a esse público, dentro da perspectiva de participação que é o foco da Assembleia”, explica a gerente-geral de Relações Públicas e Cerimonial da Assembleia Legislativa, Luísa de Marilac Luna.

O folheto será distribuído aos moradores, aos servidores de órgãos públicos das imediações, aos frequentadores da praça e do comércio da região e, também, aos alunos de oito escolas públicas e privadas localizadas na área de influência da praça. Uma versão eletrônica será enviada para as pessoas cadastradas na Associação de Moradores do Bairro Santo Agostinho, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e na Secretaria Municipal de Cultura.

Folheto alerta para restrições de acesso

Para minimizar os impactos da reforma, situações de transtorno também são esclarecidas no folheto, como o acesso à igreja, que, atualmente, é feito pelo estacionamento. As obras de requalificação da Praça Carlos Chagas são de responsabilidade da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), órgão da Prefeitura de Belo Horizonte.

Além de patrocinar a reforma, a Assembleia acompanha todo o trabalho, por meio da sua Diretoria de Infraestrutura (DIF). “Atualmente, além das obras de terraplanagem, demolição e transplantio de mudas, está sendo realizada a remoção da calçada da Rua Rodrigues Caldas, para permitir melhorias no sistema de drenagem”, afirma o diretor Cristiano Felix, da DIF.

Calçadas - Como parte das obras de requalificação da Praça Carlos Chagas, além da remoção da calçada da Rua Rodrigues Caldas, estão programadas também intervenções nas demais calçadas no entorno do Palácio da Inconfidência, nas Ruas Martim de Carvalho e Dias Adorno. O objetivo é corrigir imperfeições no piso causadas, principalmente, pelas raízes das árvores.

Praça - Tem 33.700 m² e ocupa ampla área do bairro Santo Agostinho, entre a Avenida Olegário Maciel e as Ruas Rodrigues Caldas e Martim de Carvalho, onde se situa o Palácio da Inconfidência, sede do Poder Legislativo mineiro.