População em situação de rua é tema do Assembleia Debate
Programa inédito vai ao ar nesta quarta-feira (16), às 21 horas, na TV Assembleia.
16/07/2014 - 14:55O Assembleia Debate desta semana analisa o perfil, o dia a dia e os desafios da população em situação de rua. Em Belo Horizonte, 1.827 pessoas vivem nessas condições, de acordo com o 3º Censo da População em Situação de Rua e Migrantes divulgado, neste ano, pela prefeitura da Capital e pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Houve um crescimento de 57% desde o último censo, realizado em 2005.
Assista aos últimos vídeos do programa Assembleia Debate.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Em Minas Gerais, foram registrados, de 2011 a maio deste ano, mais de 600 casos de violações de direitos envolvendo essas pessoas, segundo o Centro Nacional de Defesa dos Direitos Humanos das Pessoas em Situação de Rua e Catadores de Materiais Recicláveis. Abuso de autoridade, violência policial e homicídios são algumas das principais violações.
O programa da TV Assembleia discute as dificuldades enfrentadas por essa população, como a violência e o preconceito, e os motivos que a leva para as ruas. É debatido ainda como implementar ações que garantam a inclusão social e os direitos desses cidadãos, políticas públicas para ajudá-los e o olhar que a sociedade tem com relação a eles.
Os convidados para discutir essas questões são a secretária de Políticas Sociais de Belo Horizonte, Gláucia Brandão; o subcoordenador do 3º Censo de População em Situação de Rua e Migrantes de Belo Horizonte, Ricardo Alexandre de Souza; a educadora social e membro do Colegiado da Pastoral de Rua, Claudenice Rodrigues Lopes; e o coordenador do Movimento Nacional da População de Rua, Samuel Rodrigues.
Reprises - O Assembleia Debate será reprisado nesta quinta-feira (17), ao meio-dia; na sexta-feira (18), às 21 horas; no sábado (19), às 22h30; no domingo (20), às 13 horas; e na segunda-feira (21), às 23 horas.