Oficial e outros dois integrantes da PM não comparecerem à reunião da Comissão de Direitos Humanos

ALMG renova convocação de comandante do 33º BPM

Reunião para esclarecer denúncias envolvendo o tenente-coronel Jair Pontes foi remarcada para o dia 16 de julho.

02/07/2014 - 16:43 - Atualizado em 02/07/2014 - 19:10

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) renovou, nesta quarta-feira (2/7/14), a convocação do comandante do 33º Batalhão da Polícia Militar em Betim (RMBH), tenente-coronel Jair Antônio Bahia Silva. O oficial e outros dois integrantes da unidade deixaram de comparecer à reunião desta tarde, convocada pela comissão a pedido do deputado Sargento Rodrigues (PDT), para que os policiais prestassem esclarecimentos sobre denúncias de violação de direitos humanos. Nova audiência para ouvi-los foi marcada para o dia 16 de julho.

O presidente da comissão, deputado Durval Ângelo (PT), abriu a reunião com a leitura de ofício da Polícia Militar justificando a ausência do comandante e dos demais policiais convocados, o capitão Claudiomar de Melo e o 2º tenente Carlos Henrique José de Carvalho. Segundo a justificativa, eles não foram liberados para se apresentarem à comissão porque isso “traria transtornos imensos às atividades do 33º BPM”, uma vez que os eventos da Copa do Mundo têm exigido atuação permanente dos comandantes da Polícia Militar.

O deputado Sargento Rodrigues solicitou então ao presidente da Comissão de Direitos Humanos o reagendamento da reunião para o dia 16 de julho, três dias depois do término do Mundial. “Não podemos permitir que o comandante Pontes continue agindo de forma abusiva”, ressaltou o parlamentar. Ele explicou ainda que o tenente-coronel, dentre outras condutas, estaria aplicando punições aos policiais afastados por motivo de saúde. “Ele age dessa forma porque disse acreditar que os integrantes da tropa estariam fingindo adoecer. Só um médico, depois de uma avaliação técnica, está apto a chegar a essa conclusão”, destacou.

Antes de encerrar a reunião, o deputado Durval Ângelo anunciou que a audiência será realizada na data solicitada pelo deputado Sargento Rodrigues e reiterou a convocação dos policiais.

Consulte o resultado da reunião.