TV Assembleia exibe documentário sobre Brumadinho
Programa Minas é Muitas visita a cidade para retratar como sua economia e cultura estão relacionadas à natureza.
23/06/2014 - 11:47A TV Assembleia estreia, no próximo domingo (29/6/14), às 19 horas, novo episódio do Minas é Muitas. O programa vai a Brumadinho, a 55km da capital, para conhecer a relação dos moradores com a natureza privilegiada do município. Localizada no Quadrilátero Ferrífero, a cidade vive o dilema entre conciliar a exploração econômica do minério e a preservação do patrimônio ecológico.
Assista aos últimos vídeos do Programa Minas é Muitas.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Hoje, o principal conflito em Brumadinho se dá entre uma mineradora inglesa e a ONG Abrace a Serra, que luta para impedir a reativação da Mina da Serrinha. Segundo ambientalistas, o empreendimento pode colocar em risco cerca de 30 mananciais na região. “Minas Gerais precisa do minério, mas temos que diversificar a economia. E o turismo está aí para isso”, diz Beatriz Vignolo, uma das idealizadoras do movimento.
Em Brumadinho está localizado o maior museu a céu aberto do mundo. Mistura de jardim botânico com galeria de arte, o Centro Inhotim atrai cerca 5 mil visitantes aos finas de semana. “A natureza e cultura da cidade são muito ricas. Além de trazer pessoas para Inhotim, o museu traz pessoas para Brumadinho principalmente”, conta Serafim Cruz, um dos monitores do museu. O ecoturismo é outro atrativo do município, que é considerado um dos principais polos para a prática do voo livre. "As condições climáticas e do solo da região fazem com que o voo na região seja muito técnico, o que atrai gente do país inteiro", explica Glayson de Castro, professor de voo livre.
Condomínios - Nos últimos anos, diversos condomínios fechados foram construídos em Brumadinho. Para o jornalista Valdir de Castro, ao mesmo tempo em que esses empreendimentos dinamizam a economia local, criam uma nova configuração espacial. “Não há um conflito. Esses moradores já estão integrados. Mas eles criam uma clara diferenciação social”, opina. Um dos condomínios abriga o único templo budista da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O centro Dawa Drolma realiza práticas aos sábados e domingos e é outra atração para os turistas.