Frente parlamentar pela humanização do parto será lançada
Evento acontece na quarta (25), no Salão Nobre, e debaterá o alto índice de cesáreas eletivas no País.
18/06/2014 - 18:20Será lançada na quarta-feira (25/6/14), no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a Frente Parlamentar de Defesa da Assistência Humanizada ao Parto, a requerimento do deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), que reuniu 67 assinaturas de parlamentares para a criação da frente.
O objetivo é sensibilizar a sociedade mineira para as boas práticas de assistência ao parto, tanto nas instituições públicas quanto nas particulares. Atualmente o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de cesárias eletivas, prática disseminada principalmente no setor hospitalar privado.
De 2000 a 2010, dos novos brasileiros que vieram ao mundo, 43,8% foram partos por cesariana, deixando o País atrás apenas do Chipre, que teve 50,9%. “Um dos motivos que nos levou a propor a frente parlamentar foi a preocupação com esse índice, que ultrapassa em muito os 15% considerados adequados pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, afirma o deputado Adelmo Carneiro Leão.
“Quanto mais pudermos disseminar a assistência humanizada ao parto, estaremos contribuindo para produzir gerações de brasileiros mais saudáveis”, acrescenta o parlamentar, que é autor do Projeto de Lei 4.783/13, que institui o Plano Estadual para Humanização do Parto.
Alem dos parlamentares, foram convidados para a solenidade representantes do Hospital Sofia Feldman; das ONGs Bem Nascer, Grupo Ishtar Espaço para Gestantes e Rede de Gênero ReGar; da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras; do Conselhos Regionais de Medicina e de Enfermagem; da Faculdade de Medicina da UFMG; e da Comissão Perinatal da Secretaria Municipal de Saúde.