Comissão debaterá melhoria de serviço público em Mato Verde
Reunião na quarta-feira (25) vai discutir medidas para melhorar principalmente a segurança na cidade e região.
18/06/2014 - 18:55Mato Verde, município do Norte de Minas com cerca de 13 mil habitantes, sediará nesta quarta-feira (25/6/14), às 10 horas, uma audiência pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização realiza reunião para debater a possível precariedade da prestação do serviço público no município por parte do Estado de Minas Gerais. O local da reunião é a Casa de Eventos FAM (Rua José Alves Miranda, 9, Centro).
Segundo o deputado Paulo Guedes (PT), que requereu a audiência, entre as preocupação da população local está a segurança pública e por isso, a comissão quer buscar medidas para conter a violência no município e na região. O parlamentar informou que recebeu inúmeras reivindicações de moradores que reclamam do aumento da violência na cidade. Há registros de assaltos a residências, roubo de automóveis, de joias e de dinheiro, explosão de caixas eletrônicos, arrombamento de estabelecimentos comerciais e até da igreja, que já foi arrombada três vezes.
“Mato Verde é um exemplo do que está acontecendo na maioria das cidades do interior de Minas. O número de policiais é insuficiente e as condições de trabalho são precárias. Tudo isso se reflete no aumento da criminalidade e da impunidade”, afirmou Paulo Guedes, defendendo mais investimentos do Governo do Estado na segurança pública regional.
Localizada a 628 km de Belo Horizonte, Mato Verde está localizada na Bacia Hidrográfica do Rio Viamão. Estudos mostram que o solo do município tem baixa aptidão agrícola, o que agrava as condições socioeconômicas da população. Apesar de possuir recursos naturais abundantes, como cachoeiras e área verde, a cidade não conta com planejamento para o turismo.
Para a reunião em Mato Verde, foram convidados o prefeito e o presidente da Câmara Municipal de Mato Verde, Generino de Sales Pinto e Antonecy Mendes Santos, respectivamente; o juiz da Comarca de Janaúba, Ériton José Sant'Ana Magalhães e o promotor de justiça da Comarca de Monte Azul, Igor Peixoto Marques; o coronel César Ricardo de Oliveira Guimarães, da Polícia Militar de Montes Claros; o comandante do 2º Pelotão da PM de Mato Verde, 2º tenente Edderson Cláudio Neves; a delegada regional de Polícia Civil de Janaúba, Gessiane Soares Cangussu; o delegado de Polícia Civil de Monte Azul, Mauro Ricardo Guimarães.
Também foram chamados o presidente da Subseção da OAB de Monte Azul, Paulo Henrique Oliveira Freitas; o padre Joaquim Aparecido Silva, da Diocese de Janaúba; o advogado Jorge Luiz Almeida; os veneráveis das Lojas Maçônicas de Mato Verde “Luz, Paz e União”, Arlindo Lopes de Oliveira Júnior, e “Irmão José Cardoso de Farias”, Domingos Thiago; o diretor da Faculdade Verde Norte (Favenorte), de Mato Verde, Oscar Lisandro Teixeira; e a coordenadora do Polo Presencial da Universidade Norte do Paraná (Unopar), de Mato Verde, Edilene Oliveira Almeida.