Miravânia é berço de vários rios importantes que abastecem o São Francisco - Arquivo/ALMG

Berço de afluentes do São Francisco, Miravânia tem audiência

Comissão Extraordinária das Águas promove reunião na sexta-feira (27), no município do Norte de Minas.

18/06/2014 - 17:42

A cidade que tem nascentes é berço de vários rios importantes que abastecem o Rio São Francisco será palco de audiência pública da Comissão Extraordinária das Águas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Miravânia (Norte de Minas) vai sediar reunião da comissão na sexta-feira (27/6/14), às 9h30. O deputado Adelmo Carneiro Leão (PT) é o autor do requerimento que motivou o debate, que será na Escola Estadual Dona Maria Carlos da Mota (Rua Machado de Assis, 165, Centro).

Segundo o deputado, o objetivo é debater a preservação das nascentes localizadas em Miravânia. O município possui nascentes e áreas de recarga de rios como Peruaçu, Japoré, Calindó, Itacarambi, Cochá, e Carinhanha. Esses cursos d'água banham vários municípios do Norte de Minas, como Manga, Montalvânia, Miravânia, Cônego Marinho, Itacarambi, Januária e São João das Missões e contribuem para o abastecimento do “Velho Chico”.

“Recebemos denúncia da Associação Comunitária Integrada dos Moradores de Canoas (Acimca) sobre a devastação irresponsável e mercantilista de mata nativa e de áreas importantes onde estão localizadas as nascentes. A ação da exploração indiscriminada e ilegal na região compromete diversos rios e também o Vale do Peruaçu, hoje parque nacional.”, informa Adelmo Carneiro Leão.

Segundo Adelmo, já existem populações que sofrem com as consequências da devastação, como os moradores das localidades de Calindó, Mamonas e Pedra Preta, que não sabem a quem recorrer diante das dificuldades que vivem pela falta d'àgua. “As comunidades já convivem a falta de água, e cada vez mais, suas plantações e sua própria sobrevivência ficam comprometidas. É urgente uma intervenção para reduzir a exploração indiscriminada. Vamos tentar encaminhar soluções para o problema.”, afirmou.

Convidados - Para a reunião foram convidadas outras duas comissões da Assembleia, a de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a de Minas e Energia. Também foram chamados à audiência: o prefeito e o presidente da Câmara Municipal de Miravânia, Raimundo Nonato Pereira Luna e José Vieira Filho; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alceu José Torres Marques; a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marília Carvalho de Melo; o procurador da República em Montes Claros, Marcelo Malheiros Cerqueira; o superintendente da Regional da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) em Montes Claros/MG, Aldimar Dimas Rodrigues.

Também foram convidados para a audiência: o coordenador das Promotorias de Justiça das Bacias Hidrográficas de Minas Gerais, promotor de justiça Carlos Eduardo Ferreira Pinto; o promotor de justiça da Bacia Hídrica do Rio São Francisco - Montes Claros, Daniel Oliveira de Ornelas; o chefe do Escritório Regional do IEF em Januária, Mário Lúcio dos Santos; o coordenador-geral do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Afluentes Mineiros do Baixo Rio Grande – Uberaba, Hideraldo Buch; o presidente do Comitê Afluentes Mineiros do Médio São Francisco, Marcos Sebastião Veloso; o comandante do 6º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar – Januária, 2º tenente Emerson Martins da Silva.