Deputados cobram reforço na segurança do Sul de Minas
Moradores de Monte Sião pedem ajuda da Assembleia Legislativa para aprimorar vigilância na divisa com São Paulo.
09/06/2014 - 17:32 - Atualizado em 09/06/2014 - 18:33Os deputados da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visitaram, na manhã desta segunda-feira (9/6/14), o município de Monte Sião, no Sul de Minas, divisa com São Paulo. Diante da posição estratégica do município, o objetivo da ação foi ouvir as principais demandas da população em torno desse tema.
Com a ajuda dos parlamentares, foram firmados compromissos para a instalação de um posto policial no bairro Mococa, a doação do edifício da antiga cadeia ao município – que será usada na prestação de serviços de segurança pública em vez de abrigar um presídio feminino – e, por fim, a implantação de um programa estadual de medidas socioeducativas para adolescentes infratores.
O requerimento para a visita foi do deputado Duarte Bechir (PSD), que ressaltou a importância de a Assembleia de Minas se fazer presente em todas as regiões do Estado para ouvir de perto as demandas do cidadão. “Fomos primeiro ao bairro de Mococa, que tem todas as características de um distrito, mais isolado da sede do município, e por isso carece de um maior apoio das forças de segurança. A principal reivindicação dos cerca de 3 mil moradores é por um posto policial”, afirmou.
A visita a Mococa, da qual participaram também os deputados Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) e Ulysses Gomes (PT), foi seguida por uma reunião na Prefeitura de Monte Sião em que também estiveram presentes representantes dos três poderes no município, das polícias Militar e Civil, da Ordem dos Advogados do Brasil e da Associação Comercial local, entre outras entidades. O secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, também acompanhou a comitiva parlamentar.
Posto policial - Segundo o deputado Duarte Bechir, já na reunião foi firmado um acordo para que um imóvel em Mococa seja cedido pela prefeitura ao Governo do Estado a fim de que, até setembro, quando acontecerá a formatura de novos policiais militares, o novo posto já possa estar em funcionamento. A participação do secretário na visita, atendendo a convite dos deputados, possibilitou negociar o atendimento de outras demandas de segurança pública do município.
Alguns pedidos são mais complexos, como, por exemplo, a instalação de um sistema de videomonitoramento no perímetro urbano e no posto policial situado na divisa entre os Estados. Nos casos que dependem diretamente da iniciativa da ALMG, a resposta será imediata.
De acordo com o deputado Dalmo Ribeiro Silva, ele e o deputado Duarte Bechir vão apresentar um projeto de lei que efetive a doação da cadeia pública, reformada recentemente, para a prefeitura. “A região vive uma situação atípica por se situar na divisa entre dois Estados. O mesmo temor da população de Monte Sião é compartilhado por cidades como Bueno Brandão, Jacutinga e Albertina - só para citar algumas -, mas estamos atentos”, disse.
Polo turístico - O município é considerado a capital brasileira do tricô, e o status de polo turístico faz com que sua população, em torno de 20 mil habitantes, quase dobre nos feriados e fins de semana, aumentando as preocupações com segurança. Até mesmo a presença, para a disputa da Copa do Mundo, da seleção de Costa do Marfim em um resort em Águas de Lindóia, município paulista distante apenas nove quilômetros de Monte Sião, tem sido motivo de inquietação quanto à segurança.
“Mas nossa presença na cidade foi bastante proveitosa, pois conseguimos também o compromisso do Governo do Estado de implantar um programa de estímulo de medidas socioeducativas para adolescentes infratores. O Executivo repassará à prefeitura R$ 100,00 por atendimento, e essa verba se reverterá, por meio de uma parceria com a prefeitura local, em atividades de recuperação desses jovens”, explicou o deputado Ulysses Gomes.
Consulte resultado da visita.