Alimentos sobem 0,69% nos supermercados de BH
Pesquisa do Procon Assembleia constata, no entanto, deflação nos itens de higiene e limpeza.
05/06/2014 - 13:50Os 160 produtos vendidos em supermercados, cujos preços são acompanhados mensalmente pelo Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), registraram, na pesquisa realizada nos dias 2 e 3/6/14, reajuste médio de 0,19% em relação ao levantamento do mês anterior. Foram coletados os preços de produtos de alimentação, higiene e limpeza junto a 16 supermercados na Capital e Região Metropolitana.
Consulte a pesquisa completa de preços de supermercado.
Por grupos de produtos, o estudo mostrou que os itens alimentícios sofreram reajuste médio de 0,69%, enquanto que os de higiene, com -1,52%, e limpeza, com -0,22%, registraram deflação no período.
Produtos alimentícios não tiveram comportamento uniforme. Seus preços oscilaram tanto para cima quanto para baixo, dependendo da marca. O feijão tipo carioquinha Galante, por exemplo, subiu 7,66%, mas o da marca Apetite caiu 13,07%. O mesmo vale para o café tipo tradicional, que encareceu 18,31% na marca Melita, mas ficou 3,78% mais barato na marca Fino Grão. Ao todo a pesquisa do Procon Assembleia analisou o preço de 106 itens de alimentação.
Já em relação aos 21 produtos de higiene e 33 de limpeza que têm seus preços monitorados pelo Procon Assembleia, a pesquisa destaca deflação significativa no preço do shampoo (até -7,66%) e do papel higiênico (até -7,01%). Algumas marcas de creme dental e sabonete também ficaram mais baratas. A pesquisa constatou ainda redução nos preços de determinadas marcas de água sanitária, desinfetante e sabão em pó. O álcool gel, no entanto, subiu 7,87%.
Produtos da mesma marca apresentaram variações significativas de preços, dependendo do estabelecimento consultado. Os destaques ficam por conta do vinagre de álcool Castelo, com 104,19%, do creme dental Sorriso Tripla, com 102,04%, e da cera Poliflor Brilho Prático, com 99%.