Plenário aprova indicações de dirigentes de autarquias
Diretores de TV Minas, Detel e Idene e integrantes do Conselho Estadual de Educação recebem aval da ALMG.
04/06/2014 - 12:28Em Reunião Extraordinária realizada na manhã desta quarta-feira (4/6/14), o Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, em turno único, seis indicações para cargos na Fundação TV Minas, na Fundação Clóvis Salgado (FCS), na Fundação Ezequiel Dias (Funed), no Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), no Departamento Estadual de Telecomunicações (Detel) e na Junta Comercial do Estado (Jucemg). Também foram aprovados três nomes de indicados para compor o Conselho Estadual de Educação. As indicações foram feitas pelo governador do Estado e precisam ser submetidas à aprovação da ALMG.
Na TV Minas, os deputados foram favoráveis à condução de Júlio Cezar de Andrade Miranda ao cargo de presidente da fundação. Miranda é formado em Comunicação Social, com extensão em Gestão Estratégica de Negócios. Fez ainda cursos de especialização com módulos no Brasil, na França, na China, nos Estados Unidos e na Inglaterra. Já atuou na empresa Miranda Consult, no programa Conselho de Presidentes criado pela Cenibra e pelo Grupo Bonsucesso e no Grupo de Intercâmbio Empresarial.
Fernanda Medeiros Azevedo Machado é a indicada para ocupar a presidência da Fundação Clóvis Salgado. É formada em Comunicação Social pelo Uni-BH, com MBA em Gestão de Negócios pelo IEC-PUC Minas. A profissional já atuou na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), na Alticor Corporation, no Instituto Estrada Real e na Usiminas, incluindo o Instituto Cultural Usiminas. Desde 2011 ela atuava como chefe de gabinete na Secretaria de Estado de Cultura.
Na Fundação Ezequiel Dias, também para o cargo de presidente, o indicado é Francisco Antônio Tavares Junior. Ele é membro do Conselho Estadual de Saúde, tendo sido secretário-adjunto de Estado de Saúde. Mestrando em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da UFMG, Tavares é especialista em Economia da Saúde pela Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, na Espanha, e também em Planejamento em Saúde pela Universidade Federal da Bahia. O indicado é bacharel em administração pública pela Fundação João Pinheiro.
Samir Carvalho Moysés é o indicado para ocupar o cargo de diretor-geral do Idene. É graduado em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro e pós-graduado pelo Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais da PUC Minas. Foi subsecretário de Estado de Inovação e Logística do Sistema de Defesa Social e secretário municipal de Planejamento e Gestão de Barbacena (Região Central do Estado).
Lister César Nascimento, indicado para o cargo de diretor-geral do Detel, é graduado em Direito pela Fadivale e tem formação geral em Marketing pela Universidade de São Paulo (USP). Desenvolveu-se profissionalmente na integração das áreas de operações, manutenção, logística e negócios de empresas de telecomunicações. Entre outras atividades, também foi gestor de projetos e obras de engenharia de construção e implantação dos sites de empresas de telecomunicações em Minas Gerais e Espírito Santo. De janeiro de 2008 a janeiro de 2013 exerceu ainda cargos de confiança na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), atuando nas áreas de licitação jurídica, administrativa e financeira (contratos e recursos humanos).
Para ocupar a presidência da Junta Comercial foi indicado José Donaldo Bittencourt Junior. Empresário do comércio de madeiras e prestação de serviços de carpintaria, é
tesoureiro da Federação do Comércio de Minas Gerais. Também exerce o cargo de vice-presidente do Sindicato do Comércio de Araxá, é conselheiro do Senac Minas e conselheiro
suplente do Senac Nacional.
Conselho de Educação- Para o Conselho Estadual de Educação, foram indicados os nomes de Márcia Nogueira Amorim, Rosane Marques Crespo Costa e Petrina Mourão Mafra.
A professora Márcia Nogueira Amorim, que foi indicada para atuar na Câmara de Ensino Médio, iniciou suas atividades docentes no fim da década de 1980 na Escola Estadual Pedro Alcântra, em Ribeirão das Neves (RMBH). Desde então vem se dedicando à educação no Estado, atuando como professora de Ciências no ensino fundamental e de Biologia no ensino médio em escolas estaduais e municipais. Posteriormente, passou a se dedicar também à formação de professores, ao inciar suas atividades como docente dos cursos de licenciatura do Instituto Metodista Izabela Hendrix. A professora se dedicou, ainda, à gestão de instituições de ensino médio e de vigilância epidemiológica no Estado.
Rosane Marques Crespo da Costa, indicada para recondução no cargo de conselheira na Câmara de Ensino Médio, foi secretária de Estado de Educação e Qualidade no Ensino do Amazonas e atuou no Conselho de Educação desse Estado em 2003. De volta a Minas Gerais, atuou na gestão de instituições de educação e foi coordenadora do Projeto de Gestão na Educação Pública e Privada na Fundação Christiano Ottoni, em Belo Horizonte.
A professora Petrina Mourão Mafra, indicada para atuar na Câmara de Ensino Médio, iniciou suas atividades acadêmicas como professora do ensino fundamental na Escola Estadual Afonso Pena, em Belo Horizonte, em 1961. Em 1992, a pedagoga publicou um dicionário ilustrado da língua portuguesa para alfabetização infantil, com o nome de “A Cartola Mágica”. Petrina é autora, ainda, de um ensaio teatral para o público infantil sobre fábulas gregas, chamado “Em sopa de raposa cegonha não mete o bico”.
Crítica - Ao mencionar a greve dos professores estaduais, o deputado Rogério Correia (PT) criticou o Governo do Estado, que segundo ele não negocia com a categoria. De acordo com ele, o principal ponto da pauta do sindicato é uma oportunidade de negociação com o governo, mas, até o momento, nenhuma resposta foi dada.