Plenário aprova projeto sobre capitais da cultura
Cordisburgo e outras quatro cidades mineiras serão reconhecidas com o título. Proposição foi aprovada em 1º turno.
04/06/2014 - 19:05O Projeto de Lei (PL) 4.568/13, do deputado Duílio de Castro (PMN), que institui Cordisburgo como a Capital Mineira da Cultura, foi aprovado em 1º turno na Reunião Ordinária de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada nesta quarta-feira (4/6/14). A matéria recebeu 37 votos favoráveis e nenhum contrário e foi aprovada na forma do substitutivo nº 2, apresentado em Plenário.
Esse novo texto reconhece e inclui, também, como Capitais Mineiras da Cultura, os seguintes municípios da Região Central do Estado: Sete Lagoas, na terceira semana de janeiro (Festival Zacarias); Caetanópolis, na segunda semana de agosto (Festival Clara Nunes); Jequitibá, na segunda semana de setembro (Festa do Folclore); e Pitangui, na segunda semana de junho (Semana Cultural de Pitangui). No caso de Cordisburgo, o reconhecimento se dará na segunda semana de julho (Semana Roseana).
Dia do DeMolay – Também foi aprovado em turno único pelo Plenário o PL 2.112/11, que institui o Dia do DeMolay, a ser comemorado no dia 18 de março. De autoria do deputado Cássio Soares (PSD), o projeto teve 39 votos a favor e nenhum contrário.
A data foi escolhida em homenagem à Ordem DeMolay, fundada nos Estados Unidos, neste dia, em 1919. A sociedade é patrocinada pela Maçonaria e destinada a jovens do sexo masculino, entre 12 e 21 anos. A proposição foi aprovada na sua forma original e segue para a sanção do governador.