Exposição Patrimônio Recuperado atrai público diverso
Mostra, exposta no Museu Mineiro, integra as comemorações do Bicentenário da Morte de Aleijadinho.
04/06/2014 - 17:00Visitantes do Museu Mineiro tiveram a oportunidade de conhecer ou reconhecer, nesta quarta-feira (4/6/14), as obras que integram a exposição Patrimônio Recuperado, promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com o Ministério Público e o Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG).
A mostra, que fica aberta para visitação até 20 de julho, consiste numa ação de preservação e recuperação do patrimônio cultural de Minas Gerais, reunindo peças que estavam em destinos variados e que foram recuperadas pelo Ministério Público. Ao exibir um acervo de aproximadamente 150 imagens, entre elas peças de arte sacra, objetos litúrgicos, elementos artísticos integrados, esculturas, crucifixos e ourivesaria - datadas dos séculos XVIII e XIX, a exposição oferece a oportunidade de reconhecimento e identificação de diversas peças já recuperadas, hoje incorporadas ao acervo do Museu Mineiro ou sob a tutela do Iepha/MG.
A exposição Patrimônio Recuperado faz parte da Agenda Comemorativa do Bicentenário da Morte de Aleijadinho, que é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com as Secretarias de Estado de Cultura e de Turismo e Esportes, e narra o percurso de peças de patrimônio sacro, subtraídas do local de culto, percorrendo o caminho de coleções particulares até a volta ao domínio público.
A diretora executiva do Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte, Maria Goretti, se lembra bem como essa saga acontece. “Quando ia acontecer um leilão no Rio de Janeiro, uma moradora de Santa Luzia (RMBH) identificou algumas obras que pertenciam à cidade dela. Então ela acionou o Ministério Público e essas peças foram retiradas do leilão. Hoje as obras foram recuperadas e estão de volta ao altar, lugar delas”, conta.
“Ao abrigar a exposição Patrimônio Recuperado, o Museu Mineiro cumpre seu papel de apresentar ao público a produção artística de Minas Gerais, propondo uma reflexão sobre a importância de se resgatar obras de relevância intelectual e histórica, além de preservar e difundir a memória cultural de nosso Estado”, afirma a superintendente de Museus e Artes Visuais, Márcia Macedo.
A mostra Patrimônio Recuperado tem entrada gratuita e ficará em exposição na Sala de Exposições Temporárias do Museu Mineiro.
Com informações da Secretaria de Estado de Cultura.