A mostra ficará em cartaz na Biblioteca Pública Estadual até 25 de julho
O evento reuniu diversas personalidades da área cultural e admiradores das letras

Biblioteca Pública Estadual abre exposição sobre Aleijadinho

Na comemoração de seus 60 anos, biblioteca lança mostra que compõe programação do Bicentenário da morte do artista.

02/06/2014 - 16:03

A Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa completou, na segunda-feira (2/6/14), 60 anos e comemorou com a abertura da exposição Presença de Aleijadinho, com curadoria de Amilcar Martins e Cristina Ávila. A mostra compõe a programação do Ano do Barroco mineiro e a Agenda Comemorativa do Bicentenário da Morte de Aleijadinho, promovida pelo Governo de Minas, por meio das Secretarias de Estado de Cultura e de Turismo e Esportes, e pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

“Em seus 60 anos que se completam hoje, podemos afirmar com toda a tranquilidade que a Biblioteca Pública se consolida como espaço de referência nas políticas públicas de incentivo à leitura e na acessibilidade. Neste exitoso trabalho, colhemos os frutos, com a premiação da Biblioteca Nacional no Edital Nacional de Acessibilidade, que proporcionará um aprimoramento das ações voltadas para o atendimento aos portadores de deficiência”, afirmou a Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras.

A Superintendente de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário da Secretaria de Estado de Cultura, Catiara Afonso, agradeceu aos colaboradores e parceiros e lembrou a história da biblioteca. “Esse espaço é democrático, sempre aberto ao crescimento, inclusão, evolução, conhecimento e cultura. Queremos sempre potencializar nossas ações, formação de público e resultados”, destacou.

Durante o evento, que reuniu diversas personalidades da área e admiradores das letras, Amilcar Martins tomou posse como presidente da Associação de Amigos da Biblioteca (Sabe). “É com imenso orgulho que eu aceitei o convite de presidir a Associação de Amigos da Biblioteca, principalmente porque o convite partiu da secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, e de um governo digno e honrado e que tem feito muito para a cultura em Minas Gerais”, salientou.

Também foi feita a doação, pelo presidente do Rotary Clube Oeste Belo Horizonte, Paulo Lasmar, de equipamentos para melhoria da infraestrutura. “É uma honra muito grande para o Rotary Clube Oeste Belo Horizonte, bem como para os clubes rotários da cidade, essa parceria que se inicia com as bibliotecas do Estado de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura”, destacou Lasmar

Exposição aborda diversos aspectos do artista

A mostra ficará em cartaz na Biblioteca Pública Estadual até 25 de julho de 2014. “A exposição tem um cunho didático, é composta por dois acervos importantes: da Biblioteca Luiz de Bessa e do Instituto Cultural Amilcar Martins. A mostra rememora o artista Aleijadinho e sua relação com Minas Gerais”, salientou a historiadora Cristina Ávila.

Serão abordados os seguintes elementos: Biografia, Arquitetura, Escultura, Literatura, Doença, Polêmica, Teoria, Obra de Referência, entre outros. Para complementar, textos de Oswald de Andrade, Carlos Drummond de Andrade e Murilo Mendes trazem lirismo para a mostra, com a inclusão de plotagens de poesias dos três, na Galeria da Biblioteca. Os versos demonstram os olhares desses escritores sobre Aleijadinho.

Os 60 anos da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa foram comemorados também em diversos meios, desde os tradicionais telegramas até os recados modernos nas redes sociais da instituição.

Redes sociais - Ronaldo Valdes usou a poesia para celebrar a data: “Parabéns por cuidarem desse reino de pensamentos, histórias, lendas e sonhos. Dentro das linhas curvas que o arquiteto desenhou, as estantes em rígido silêncio, guardam livros encapados de sonhos. Nem o tempo, poeira, apagam digitais de livros que ficam em nós. O sol invade os corredores e iluminam os títulos mais novos e os que pareciam estar esquecidos. Palmas para todos”, enviou ele pelo Facebook.

Outros usuários da rede falaram da importância do espaço e destacaram o trabalho dos colaboradores. “Parabéns! Curvo-me, respeitosamente, ante uma das mais brilhantes bibliotecas de nosso País. Beijos para toda a equipe atual e louvor também para os que, um dia, deram a sua contribuição para o brilho de hoje!”, disse Lygia Toledo.

O espaço, também marcante por suas letras, recebeu celebrações em outras línguas, como a mensagem de Omar Isidro Baygorria, que mandou seus desejos de sucesso em espanhol.

Com informações da Secretaria de Estado de Cultura.