Solenidade aconteceu no Plenário da ALMG, na tarde desta segunda (26)

Assembleia homenageia central de cooperativas de crédito

Os 20 anos da Sicoob Central Cecremge foram lembrados em Reunião Especial de Plenário.

26/05/2014 - 18:40

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) homenageou, nesta segunda-feira (26/5/14), em Reunião Especial de Plenário, os 20 anos da Central de Cooperativas de Economia e Crédito de Minas Gerais (Sicoob Central Cecremge). A solenidade ocorreu a requerimento do deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB).

Em seu discurso, o deputado, que é presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo no Estado (Frencoop-MG), lembrou que ainda aos 18 anos se tornou associado de uma cooperativa de produtores. Ele destacou as dificuldades enfrentadas por essas instituições, “asfixiadas pelos grandes bancos”, ressaltando que elas conseguem sobreviver pela união e seriedade de seus líderes.

O presidente da Organização das Cooperativas de Minas Gerais (Ocemg), Ronaldo Scucato, também valorizou a importância e a formação de líderes para as cooperativas. “Estamos vivendo um momento no qual temos lideranças que negociam seus próprios ideais, falsas”, afirmou.

Outros fatores definidos por Ronaldo Scucato como essenciais para o êxito das cooperativas de crédito são uma boa organização e ela ser viável economicamente. O presidente da Ocemg ainda abordou a missão dessas cooperativas, criadas no século XIX, de oferecer acesso ao crédito e erradicar a atividade de agiotas.

Já o diretor-presidente da Sicoob Central Cecremge, Luiz Gonzaga Viana Lage, citou o pioneirismo da entidade, responsável por ações inéditas no setor no País, como a livre admissão de associados. Por fim, ele informou que a cooperativa já é a quinta instituição financeira do Brasil e que, em 20 anos, será a terceira.

Homenagem – Representando o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), o deputado Antônio Carlos Arantes entregou a Luiz Gonzaga Viana Lage placa alusiva à homenagem.

Histórico O Sicoob Central Cecremge nasceu da necessidade de fomentar o cooperativismo de crédito mútuo mineiro, quando, em 1993, a Superintendência de Cooperativismo do Estado de Minas Gerais (Sudecoop-MG) liderou a realização de um amplo diagnóstico, na tentativa de promover o seu desenvolvimento.

Após a realização de uma pesquisa sobre as demandas do crédito urbano, constatou-se que a criação de uma central operacional, para otimização de recursos, era o grande consenso entre as cooperativas. Assim, no dia 1º de março de 1994, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, por meio da Sudecoop e da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), iniciou-se a implantação do Programa de Apoio ao Cooperativismo Urbano de Minas Gerais.

Em 30 de julho de 1994, foi aprovada, em Assembleia Geral, a criação da Central das Cooperativas de Economia e Crédito Mútuo do Estado de Minas Gerais. Menos de três meses depois, o projeto foi aprovado pelo Banco Central. Luiz Gonzaga Viana Lage foi eleito diretor-presidente da Central, tendo como companheiros de diretoria Antônio Francisco Gonçalves, Marina Silva Coelho e Ronaldo Scucato.

Com o passar dos anos, o Sicoob Central Cecremge se consolidou e, hoje, representa os interesses de suas cooperativas filiadas, orientando-as em todas as suas operações e serviços, promovendo a sua integração com o cooperativismo e com o sistema financeiro nacional.

Atualmente, a Central é composta por 73 cooperativas, originárias dos mais diversos segmentos econômicos - comercial, rural, de empregados, profissionais liberais e de livre admissão. As cooperativas filiadas ao Sicoob Central Cecremge estão localizadas em todas as regiões do Estado de Minas Gerais e distribuídas em 247 pontos de atendimento, prestando serviços financeiros para mais de 332 mil associados.