Plenário faz homenagem aos 130 anos da ação missionária SAF
Reunião Especial na ALMG foi prestigiada pelos integrantes da Igreja Presbiteriana do Brasil.
23/05/2014 - 21:05Com um Plenário lotado, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promoveu, na noite desta sexta-feira (23/5/14), Reunião Especial em homenagem aos 130 anos da Sociedade Auxiliadora Feminina (SAF) da Igreja Presbiteriana do Brasil. A reunião foi requerida pelo deputado Vanderlei Miranda (PMDB), que faz questão de destacar a importância dessa organização missionária, cujos pilares são evangelismo, missões e trabalhos sociais.
Vanderlei Miranda lembrou que há cinco anos a SAF foi homenageada nessa Casa Legislativa por seus 125 anos de fundação no Brasil. "Hoje, tenho novamente o privilégio, como autor do requerimento que originou essa solenidade, celebrar com todos vocês os 130 anos da nossa querida Sociedade Auxiliadora Feminina da Igreja Presbiteriana do Brasil", afirmou.
Segundo ele, o trabalho exercido por essas mulheres representa o fundamento da nossa fé cristã, o amor e o cuidado com o próximo. "Trabalho esse que já alcançou os quatro cantos do nosso País e já beneficiou milhares de pessoas, não só com a doação de alimentos, roupas e outros, mas principalmente, com o alimento espiritual – a palavra de Deus", afirmou o parlamentar.
De acordo com Miranda, atualmente no Brasil existem 2.805 SAF´s organizadas, 294 Federações, 77 Sinodais e um total de 55.565 sócias. “A atuação da SAF não é restrita ao Brasil, já transpôs barreiras e através do trabalho missionário chegou ao Uruguai, Angola, Moçambique e também à África do Sul”, informou Vanderlei Miranda.
A secretária de Missões e Evangelização da Confederação Sinodal Pampulha, Maria Pedrinha de Almeida Silva, e a presidente da Confederação Nacional de SAFs, Ana Maria Prado, receberam duas placas alusivas à homenagem, uma da ALMG e outra do deputado Vanderlei Miranda.
Em seu discurso, Maria Pedrinha reforçou que todos os anos a SAF comemora o aniversário do trabalho feminino e hoje está celebrando com muita alegria, nesta Casa, que manifestou seu reconhecimento pelo trabalho realizado pela SAF.
Maria Pedrinha relembrou todas as mulheres que trabalharam na história da SAF e dividiu a honra da homenagem com elas. Maria Pedrinha ainda convocou as mulheres que não fazem parte a integrarem a SAF.
Já a presidente da Confederação Nacional de SAFs, Ana Maria Prado, ressaltou que as sócias da SAF são as pessoas mais importantes da sociedade. “O que podemos reforçar é que a SAF está no coração de Deus, nós somos criadas para sermos auxiliadoras idôneas, nós somos criadas para isso”, disse Ana Maria ao lembrar que a SAF foi criada para servir, por gratidão a tudo o que Cristo fez em nossas vidas.
Durante a solenidade, os presentes ouviram apresentação dos corais das Igrejas Presbiterianas Itatiaia e Jardim das Oliveiras, sob a direção dos regentes Marcelino Ranuzzi e Vanderleia, as músicas Jesus, Alegria dos Homens, de Johann Sebastian Bach; e Grande é Jeová, de autor desconhecido.
Mesa – Além das personalidades citadas na matéria, participaram da Mesa da solenidade a vice-presidente nacional da SAF região Sudeste, Liliana Souza Silveira; o secretário do Supremo concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, reverendo Geraldo Silveira; e a pastora Fátima Miranda.