Dinis Pinheiro destacou a importância do Bolsa Reciclagem, incentivo financeiro pago trimestralmente aos catadores, fruto de projeto de lei de sua autoria

Presidente valoriza o trabalho de catadores no Estado

Durante o lançamento da 2ª fase do Reciclando Oportunidades, Dinis Pinheiro destacou a inclusão desses trabalhadores.

22/05/2014 - 20:06

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PP), participou, nesta quarta-feira (22/05/14), do lançamento da segunda etapa do projeto Reciclando Oportunidades - Gerando Emprego e Renda. A iniciativa busca erradicar lixões, incentivar serviços de coleta seletiva, promover inclusão social e econômica dos catadores de material reciclável e fortalecer associações e cooperativas do Estado. Nesta segunda fase, está prevista a inclusão de 60 municípios, somando, ao todo, 101 cidades participantes. O projeto é coordenado pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), por meio do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em parceria com o Ministério Público.

Em seu discurso, o presidente da ALMG destacou a importância da implantação do Bolsa Reciclagem (Lei 19.823, de 2011), incentivo financeiro pago trimestralmente aos catadores, fruto de projeto de lei de sua autoria. “A Assembleia tem feito um esforço extraordinário para ofertar instrumentos a essas pessoas, para que elas tenham uma vida digna. Espero que todo o País possa experimentar essa política pública”, declarou. 

O diretor do CMRR, José Aparecido Gonçalves, afirmou que o desafio é levar o projeto a 264 municípios. “Nós queremos fazer de Minas um Estado diferenciado, não só pelo zelo com o meio ambiente, mas também pelo cuidado com o ambiente social. E Minas hoje reconhece a ação dos catadores de material reciclável e a sua importância para a sustentabilidade, e busca a inclusão dessas pessoas”, pontuou.

A representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Madalena Duarte, rearfimou a relevância e o sucesso do Reciclando Oportunidades para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. “Ficamos felizes em ver que o governo está aberto ao diálogo, fazendo ações juntamente com a população. E nós precisamos de trabalho, educação e moradia para termos qualidade de vida”, disse.

A importância do projeto também foi destacada pelo governador Alberto Pinto Coelho, pelo coordenador de Inclusão e Mobilização Social do Ministério Público, Paulo César Vicente de Lima, e pelo procurador-geral de Justiça, Carlos André Mariani Bittencourt.

Participaram do evento, ainda, a presidente do Servas, Célia Maria Pinto Coelho, e o corregedor-geral do Ministério Público, Luiz Antônio Sasdelli Prudente, além de prefeitos e secretários de Estado.

Sobre o projeto - Entre as ações desenvolvidas no projeto, estão a criação de redes regionais de associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis para a comercialização de seus produtos e para o intercâmbio de experiências. Além disso, para aproveitar materiais recicláveis, o CMRR realiza oficinas de criação de agendas com folhas e caixas de papelão; de confecção de sabão caseiro a partir do óleo de cozinha; de produção de porta-objetos com latas e caixas; de aproveitamento integral dos alimentos; e de preparo de refeições de baixo custo financeiro e de alto valor nutritivo, entre outras.