Alexandre Puliti (2º, da esquerda para a direita) recebeu a placa alusiva à homenagem

Assembleia Legislativa homenageia movimento escoteiro

Reunião Especial desta sexta (16) celebrou os 100 anos do Escotismo em Minas.

16/05/2014 - 21:12

Em Reunião Especial de Plenário, realizada na noite desta sexta-feira (16/5/14), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) celebrou os 100 anos do Escotismo no Estado. Ao longo da solenidade, parlamentares ressaltaram a relevância do movimento, que promove atividades pedagógicas em prol da socialização e formação de crianças e adolescentes. A homenagem foi solicitada pelos deputados Anselmo José Domingos (PTC), Celinho do Sinttrocel (PCdoB) e Dalmo Ribeiro Silva (PSDB).

Após execução do Hino Nacional pelo Conjunto de Lobinhos do 107MG, Anselmo José Domingos, ao tecer seu pronunciamento, afirmou que há 100 anos, o mineiro é exemplo da atividade no Brasil. O deputado enfatizou o caráter voluntário da organização e sua capacidade de transformar jovens em cidadãos. Falou também sobre a experiência do grupo de escoteiros, localizado no bairro Barreiro em Belo Horizonte, conhecido como 107MG, onde, segundo ele, pôde presenciar o estreitamento de laços de respeito, solidariedade e amizade.

Alexandre Puliti da Diretoria Regional dos Escoteiros do Brasil recebeu dos parlamentares, Anselmo José Domingos e Dalmo Ribeiro Silva, e da representante do deputado Celinho do Sinttrocel, Maria José de Souza, a placa alusiva à homenagem. Ele agradeceu a iniciativa e ressaltou os princípios educacionais do Escotismo, atividade que foi reconhecida como de utilidade pública pela ALMG, em 11 de maio de 2005. Para Puliti, o lema do movimento, “sempre alertas para servir”, deveria ser o espírito de todos.

Representando o presidente da Assembleia, o deputado Dinis Pinheiro (PP), Dalmo Ribeiro Silva falou sobre a trajetória do Escotismo no Brasil. Ele destacou ainda o caráter pedagógico do movimento: “o trabalho em pequenos grupos, o uso de jogos, o exercício da liderança, a importância atribuída ao exemplo contribuem para a formação de cidadãos éticos, disciplinados e solidários”. O deputado lembrou ainda projetos de lei que deram origem a leis para promover a atividade em Minas. Ele se comprometeu também a atuar junto à Secretaria de Estado de Educação a fim de levar práticas do Escotismo às escolas públicas mineiras.

Histórico – O Escotismo é um movimento organizado de educação não-formal, que visa ao desenvolvimento de jovens, priorizando valores como a honra. É baseado em sistema próprio, na Promessa e na Lei escoteira. A prática busca, por meio do trabalho em equipe e do contato com a natureza, fazer com que as crianças e os adolescentes possam se tornar um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

O movimento escoteiro, iniciado na Inglaterra em 1907, por Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, chegou ao Brasil três anos depois, por meio de oficiais da Marinha brasileira que se impressionaram com a nova metodologia de educação complementar, já utilizada na Europa. Ao regressarem ao País, esses oficiais fundaram, no dia 14 de junho de 1910, no Rio de Janeiro, o primeiro grupo brasileiro de escoteiros.

Em Minas, a primeira agremiação foi instalada na cidade de Rio Novo (Zona da Mata), em 23 de dezembro de 1914, com a denominação de “Grêmio dos Bandeirantes Mineiros”. Um ano mais tarde, outro município da mesma região tornou-se sede do “Grêmio dos Bandeirantes de Juiz de Fora”. Hoje, o movimento está presente em 65 cidades, totalizando 108 grupos com 6.781 associados.