Assembleia homenageia 40 anos da Epamig
Solenidade no Plenário da ALMG, na noite desta quinta-feira (15), reuniu representantes do setor agropecuário mineiro.
15/05/2014 - 22:10Em Reunião Especial na noite desta quinta-feira (15/5/14), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promoveu uma homenagem aos 40 anos da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Políticos, autoridades, representantes de entidades do setor e funcionários da Epamig prestigiaram a solenidade, que foi solicitada pelo deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB).
Em sua fala, Antônio Carlos Arantes destacou a importância da pesquisa na agricultura, principalmente diante do quadro de aquecimento global e de mudanças climáticas, que afetam a oferta de alimentos no mundo. Ressaltou que, por meio da pesquisa, a produtividade do setor agropecuário está acima da média em Minas Gerais, e que, por isso, a Epamig está presente nas residências urbanas e nas propriedades rurais do Estado. "Falar da Epamig é falar de esperança de um mundo melhor para todos nós, de dias melhores, de alimento e renda para nosso Estado", afirmou.
Presente na reunião, o presidente da Epamig, Marcelo Lana Franco, que recebeu a placa alusiva à homenagem, agradeceu os 170 pesquisadores da Epamig que contam com apoio de uma grande engrenagem, que são o apoio e a área administrativa da entidade. "A vocês o nosso muito obrigado pelo apoio e por fazer parte de um sistema que muda a agricultura mineira", disse.
"Ao comemorar os 40 anos, não podemos deixar de destacar a relevância da pesquisa agropecuária realizada pela Epamig para Minas Gerais", afirmou Marcelo Lana Franco, que ponderou que a pesquisa agropecuária tornou possível a sustentabilidade no setor ao longo desses anos. Em sua opinião, desenvolver tecnologias demandadas pelo setor agrícola é um grande desafio da agropecuária. Neste sentido, ele ressaltou ainda que a Epamig é a principal instituição de pesquisa agropecuária de Minas Gerais.
Integrante da mesa da solenidade, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, André Merlo, agradeceu a pesquisa e os pesquisadores que trabalham para o desenvolvimento do País. Esse também foi o tom da fala do presidente da Associação Brasileira de Produtores de Milho (Abramilho), Allysson Paolinelli, que destacou a importância da criação de institutos de pesquisa como a Epamig voltados para ajudar a atender o desafio nacional de alavancar a agropecuária brasileira.
Pesquisadores destacam trabalham da entidade
Representando o grupo de pesquisadores da Epamig, Sara Chalfoun, da unidade do Sul de Minas, lembrou a constituição do grupo de pesquisadores feita logo após a fundação da Epamig. “Éramos jovens pesquisadores encarregados de propor e executar um programa estadual de pesquisa com o objetivo de apresentar soluções para o complexo agrícola de Minas Gerais”, afirmou. Segundo ela, os resultados das pesquisas foram e permanecem sendo disseminados em veículos acessíveis aos agricultores, além de boletins e circulares técnicos e eventos nacionais e internacionais.
O presidente da Associação de Pesquisadores da Epamig, Hudson Teixeira, lembrou que a celebração dos 40 anos é uma oportunidade para enxergar além do que a vista alcança. Também destacou que é uma alegria festejar as conquistas e aproveitar para aprender com as adversidades e delas tirar mais conhecimento.
Durante a reunião, o Coral da Assembleia executou o Hino Nacional e apresentou as músicas Carinhoso, de Pixinguinha, com arranjo de Lou Petrus, e The Long and Winding Road, de Lennon e McCartney, com arranjo de Eduardo Fonseca.
Mesa – Além das autoridades citadas, compuseram a mesa da solenidade o secretário municipal de Desenvolvimento, Marcelo de Souza e Silva; presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutrição Sustentável de Minas Gerais (Consea-MG), Dom Mauro Morelli; o prefeito de Três Pontas, Paulo Luis Rabelo; a reitora da Universidade Federal de Viçosa, Nilda de Fátima Soares; o presidente do Conselho Nacional de Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária, Florindo Dalberto; e o chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Antônio Álvaro Purcino.
História – Criada em 8 de maio de 1974, por meio de um convênio entre o Governo do Estado, o Ministério da Agricultura e a Embrapa, a Epamig passou, dois anos mais tarde, a integrar o Sistema Estadual de Pesquisa Agropecuária. A Epamig tem mais de 20 fazendas experimentais em Minas, além de dois institutos de ensino.
A empresa tem a função de apresentar soluções para o complexo agrícola, gerando e adaptando alternativas tecnológicas, oferecendo serviços especializados, capacitação técnica, insumos qualificados compatíveis com as necessidades dos clientes e em benefício da qualidade de vida da sociedade.