Políticas de combate ao crack serão debatidas em Sabará
Comissão realiza audiência pública na cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte nesta terça-feira (20).
16/05/2014 - 14:08A política de prevenção e combate ao uso de crack em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), é tema de audiência pública da Comissão de Prevenção e Combate ao uso de Crack e outras Drogas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião acontece nesta terça-feira (20/5/14), às 9h30, no Teatro Municipal de Sabará (Rua Dom Pedro II, s/nº, Centro). Os autores do requerimento que motivaram a reunião são o deputado Wander Borges (PSB) e a deputada Rosângela Reis (Pros).
De acordo com Wander Borges, o crack, assim como outras drogas, é um problema que atinge todas as classes sociais. “Tendo em vista essa realidade, nada mais justo que debater o tema como forma de alertar a população dos prejuízos causados por esse mal e construir políticas públicas de prevenção e enfrentamento”, ressalta.
A deputada Rosângel Reis destacou que a audiência tem o propósito de estudar alternativas para incentivar os jovens a dizer não ao uso das drogas e mostrar que há projetos de vida para as pessoas serem felizes e construírem vida saudáve. "É importante pensarmos em políticas e ações capazes de evitar e de minimizar este grave problema que atinge milhares de pessoas, principalmente os jovens. Famílias inteiras já foram desestruturadas por causa da epidemia do consumo de drogas, especialmente do crack, que vicia a partir da primeira experiência com a substância", disse.
Convidados – Foram chamados para participar da audiência o prefeito de Sabará, Diogenes Gonçalves Fantini; o presidente da Câmara Municipal de Sabará, Marcus Aurélio de Oliveira; a juíza de direito da 1ª Vara Cível e da Infância e Juventude da Comarca de Sabará, Luciana Nardoni Álvares da Silva Fontenelle; o subsecretário de Políticas Sobre Drogas da Secretaria de Estado de Defesa Social, Cloves Eduardo Benevides.
Também foram convidados o comandante da 15ª Companhia Independente de Polícia Militar de Minas Gerais (Sabará), ten.cel. Agnaldo Lima de Barros; o delegado regional de Polícia Civil (Sabará), Wagner Silva da Conceição; a promotora de justiça da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Sabará, Cynthia Duarte Vilela; o promotor de justiça e coordenador de Combate e Repressão ao Tráfico Ilícito de Entorpecentes, Jorge Tobias de Souza; o defensor público da Comarca de Sabará, Leonardo Carvalho Carreira; e o presidente da Federação de Comunidades Terapêuticas Evangélicas do Brasil (Feteb), Wellington Antônio Vieira.