Baixa em reservatório de água motiva reunião em Delfinópolis
Situação da represa do Peixoto leva Comissão de Política Agropecuária a Delfinópolis.
14/05/2014 - 14:51A requerimento de seu presidente, deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB), a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará uma audiência pública em Delfinópolis (Sul de Minas) na próxima segunda-feira (19/5/14), a partir das 15 horas. A reunião será no Aquarius Clube (Rua João Pinto s/nº, São Sebastião). Os deputados vão debater os possíveis impactos da baixa do nível da água da represa do Peixoto, antiga Usina Hidrelétrica Marechal Mascarenhas de Moraes. A represa está localizada entre Definópolis e Ibiraci, abrangendo ainda os municípios de Cássia e São Sebastião do Glória.
Segundo o deputado Antônio Carlos Arantes, a situação do reservatório preocupa autoridades da região. “Assim que o prefeito de Delfinópolis, Pedro Paulo Pinto, nos contou sobre a possibilidade de baixar o Lago do Peixoto em 13 metros, tomamos a providência imediata de mobilizar lideranças e autoridades locais para discutirmos o problema", conta o parlamentar. Ele alerta para a possibilidade de prejuízos para a agricultura em função da redução do nível da represa.
Convidados – Foram convidados o prefeito e o presidente da Câmara Municipal de Delfinópolis, respectivamente Pedro Paulo Pinto e Mauro César de Assis; o prefeito e o presidente da Câmara Municipal de Ibiraci, respectivamente José Fernando Hermogenes de Freitas e Rubens Felipe dos Santos; o prefeito e o presidente da Câmara Municipal de Cássia, respectivamente Rêmulo Carvalho Pinto e Flávio Rossato; o prefeito e o presidente da Câmara Municipal de Passos, respectivamente Ataíde Vilela e Luís Carlos do Souto Junior; a prefeita e o presidente da Câmara Municipal de São João Batista do Glória, respectivamente Aparecida Nilva dos Santos e Luiz Antonio Garcia; o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Antônio Carlos Andrada.
Também estão entre os convidados os secretários de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, André Luiz Coelho Merlo; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alceu José Torres Marques; de Saúde, José Geraldo de Oliveira Prado; e de Desenvolvimento Econômico, Rogério Nery de Siqueira Silva; o procurador-chefe da República no Estado, Adaílton Ramos do Nascimento; o diretor-presidente de Furnas Centrais Elétricas, Flavio Decat de Moura; o diretor-presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais; e o presidente da Copasa, Ricardo Augusto Simões Campos.