Matadouro inativo em Taiobeiras motiva audiência pública
Comissão atende a apelo de comunidade preocupada com riscos de obra concluída, mas não utilizada.
14/05/2014 - 13:02Os perigos de um matadouro que não é adequadamente utilizado pela prefeitura de Taiobeiras (Vale do Jequitinhonha) motivam a realização de audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Requerimento com essa finalidade, de autoria do deputado Arlen Santiago (PTB), foi aprovado na reunião realizada nesta quarta-feira (14/5/14).
Para o deputado Arlen Santiago, o abandono do matadouro coloca em risco a saúde da comunidade local. “Ele foi construído em convênio com a prefeitura, mas nunca funcionou. Está parado e estragando, deixando a população aflita. Precisamos provocar este diálogo com a administração local, a fim de solicitar que a prefeitura coloque o matadouro em funcionamento”, argumentou o parlamentar.
Judicialização da saúde - Na mesma reunião, a comissão aprovou outra audiência, solicitada pelo deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), a fim de discutir a judicialização da saúde. Segundo a justificativa do autor, o debate é necessário devido aos problemas que algumas decisões judiciárias podem acarretar ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Parto humanizado - Atendendo a requerimento do deputado Doutor Wilson Batista (PSD), também foi aprovado pedido de providências à Presidência da ALMG para a realização de uma campanha de estímulo ao parto humanizado.
A proposta visa a evidenciar a violência obstétrica no Brasil e a banalização da cirurgia cesariana e de outros procedimentos invasivos desnecessários, como episiotomia (corte feito para ajudar a passagem do bebê), fórceps (instrumento cirúrgico com que se extrai o feto do útero) e medicamentos como a ocitocina (hormônio utilizado para induzir partos). A campanha também abordará riscos (imediatos e de longo prazo) para as mães e os recém-nascidos.