ALMG realiza visita e audiência pública em Apae de Manhuaçu
Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia promove série de reuniões que visam conhecer a realidade das Apaes do Estado.
12/05/2014 - 13:24A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município de Manhuaçu (Zona da Mata) será pauta de debate da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A comissão realizará, na cidade, uma visita e uma audiência pública para conhecer os serviços prestados, verificar a infraestrutura e debater o financiamento e as condições de funcionamento da entidade.
As reuniões acontecerão na quinta-feira (22/5/14), sendo a visita às 10 horas e a audiência pública às 13h30, no Salão de Eventos da Apae da cidade (Rua Alameda Dr. Eloy Werner, s/nº, Bairro São Vicente). Esse é um dos encontros de uma série de reuniões propostas, com o mesmo tema, nas entidades da circunscrição dos Conselhos Regionais Zona da Mata II, Vale do Aço I, Vale do Aço e Rio Doce, Vale do Suaçui e Vale do Piranga vinculados à Federação das Apaes de Minas Gerais.
De acordo com o autor do requerimento para as duas ações, deputado Duarte Bechir (PSD), essa série visa conhecer a realidade dessas entidades, que promovem relevante trabalho de inclusão. “Iremos ouvir os dirigentes, profissionais, os pais e, na medida do possível, também os assistidos, para verificar as condições de funcionamento, as parcerias, o financiamento das ações e o que precisa ser feito para assegurar o funcionamento integral das Apaes e garantir a continuidade de seus serviços”, enfatiza o parlamentar.
História - As Apaes são uma sociedade civil, filantrópica, de caráter educacional, cultural, assistencial, de saúde, de estudo e pesquisa, desportivo, criadas para atender às pessoas com deficiência. A unidade de Manhuaçu foi fundada em 19/12/1973 e funcionou por sete anos, até que interrompeu suas atividades por dificuldades financeiras. No entanto, retornou aos trabalhos em 1988 e funciona, atualmente, em parceria com a Escola Estadual Pearl White Slaib Fadlala. Essa Apae é a única instituição da região que presta serviços com equipe multidisciplinar à pessoa com deficiência.
Atualmente, as Apaes são o maior movimento filantrópico do País e do mundo na área de atenção à pessoa com deficiência. Com 432 unidades e nove instituições coligadas, divididas geograficamente em 35 conselhos regionais, a rede mineira de Apaes é a maior do País, reunidas na Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), fundada em 1992. Em todo o Brasil, elas estão presentes em cerca de 2 mil municípios.
O Censo 2010 do IBGE apontou que quase 46 milhões de brasileiros, cerca de 24% da população, declararam possuir pelo menos uma das deficiências investigadas (mental, motora, visual e auditiva), a maioria, mulheres. A pesquisa registrou, ainda, que as desigualdades permanecem com relação aos deficientes, que têm taxas de escolarização menores que a população sem nenhuma das deficiências investigadas. O mesmo ocorreu em relação à ocupação e ao rendimento.
Convidados – Foram chamados para a visita e a reunião o prefeito municipal de Manhuaçu, Nailton Cotrim Heringer; o presidente da Câmara Municipal de Manhuaçu, Maurício de Oliveira Júnior; a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Almeida Gazzola; o secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eduardo Prates Octaviani Bernis; a superintendente regional de Ensino de Educação de Manhuaçu, Patrícia Luciene Lima Fialho; e o secretário municipal de Assistência Social de Manhuaçu, Macilon Aguiar Breder.
Também foram convidados a secretária municipal de Educação de Manhuaçu, Gelvânia Câmara Marques; o consultor técnico da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais, Jarbas Feldner de Barros; a diretora da Escola Estadual Pearl White Slaib Fadlala, Tânia Maria Alves; o vice-presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Manhuaçu/MG), Jeremias José Mayrink; a representante dos pais dos alunos da Apae de Manhuaçu, Maria das Graças do Santos Silva; e o representante dos alunos da Apae de Manhuaçu, Carol José da Costa.