Presidente Dinis Pinheiro participou da entrega das placas alusivas ao prêmio

Presidente da Assembleia defende práticas sustentáveis

Durante abertura do Sustentar 2014, Dinis Pinheiro reafirma compromisso com defesa do meio ambiente.

07/05/2014 - 14:25

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PP), participou da abertura do "Sustentar 2014 - Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável", um dos maiores eventos da América Latina sobre sustentabilidade. A solenidade foi realizada na manhã desta quarta-feira (7/5/14) no Minascentro, em Belo Horizonte. Com o tema "Cidades Sustentáveis", o fórum termina nesta quinta-feira (8) e reuniu parlamentares, gestores públicos, empresários, estudantes e interessados no tema.

"Cidadania é aliar desenvolvimento social e econômico ao cuidado com o meio ambiente. Quero reafirmar o compromisso da Assembleia com essa causa", afirmou o presidente da ALMG. O deputado Dinis Pinheiro lembrou a aprovação do projeto de lei que deu origem à Bolsa Reciclagem (Lei 19.823, de 2011), paga aos catadores pelo volume de material recolhido. "Minas é o primeiro Estado do País com políticas públicas voltadas para catadores de material reciclado. Hoje, já são 1.500 beneficiados", disse. O parlamentar mencionou ainda o trabalho desenvolvido pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e pela Comissão Extraordinária das Águas, além dos eventos e debates sobre mobilidade urbana promovidos pela ALMG.

Mobilidade urbana foi destaque no discurso do coordenador técnico do evento e presidente do Instituto Sustentar e da Associação Comercial de Minas Gerais (ACMinas), Roberto Luciano Fagundes. Ele afirmou que a questão da mobilidade é fator essencial para definir se uma cidade é ou não sustentável. Mencionando Curitiba (PR) como exemplo de eficiência em transporte público e sustentabilidade, Fagundes disse que a redução do transporte individual passa necessariamente por um sistema de transporte coletivo rápido, confortável e de qualidade. Ele ressaltou a implantação do Move, o BRT de Belo Horizonte, mas criticou a falta de planejamento na Capital. "Belo Horizonte ficou quase 40 anos sem obras viárias", disse.

Já o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alceu José Torres Marques, enfatizou a necessidade de diálogo entre os diversos segmentos da sociedade na busca por soluções sustentáveis para o Estado e os municípios. "Nas questões ambientais, somos todos iguais", afirmou. Em resposta à faixa da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda), que cobrava recursos do Governo do Estado para o combate a incêndios em unidades de conservação ambiental, o secretário arrancou aplausos da plateia ao anunciar: "Já estamos trabalhando não apenas na questão da prevenção aos incêndios, mas em uma solução definitiva para os parques de Minas Gerais".

Após os discursos, houve a premiação do "2º Ranking Produtos e Tecnologias Sustentáveis", que homenageou empresas que possuem programas, produtos ou serviços sustentáveis. O presidente da ALMG participou da entrega das placas alusivas ao prêmio. Entre outras autoridades, estiveram presentes ainda na abertura do "Sustentar 2014" o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Rogério Nery de Siqueira Silva; o vereador Pablito (PV); e o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Alberto Salum.