Presidente da Assembleia defende práticas sustentáveis
Durante abertura do Sustentar 2014, Dinis Pinheiro reafirma compromisso com defesa do meio ambiente.
07/05/2014 - 14:25O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PP), participou da abertura do "Sustentar 2014 - Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável", um dos maiores eventos da América Latina sobre sustentabilidade. A solenidade foi realizada na manhã desta quarta-feira (7/5/14) no Minascentro, em Belo Horizonte. Com o tema "Cidades Sustentáveis", o fórum termina nesta quinta-feira (8) e reuniu parlamentares, gestores públicos, empresários, estudantes e interessados no tema.
"Cidadania é aliar desenvolvimento social e econômico ao cuidado com o meio ambiente. Quero reafirmar o compromisso da Assembleia com essa causa", afirmou o presidente da ALMG. O deputado Dinis Pinheiro lembrou a aprovação do projeto de lei que deu origem à Bolsa Reciclagem (Lei 19.823, de 2011), paga aos catadores pelo volume de material recolhido. "Minas é o primeiro Estado do País com políticas públicas voltadas para catadores de material reciclado. Hoje, já são 1.500 beneficiados", disse. O parlamentar mencionou ainda o trabalho desenvolvido pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e pela Comissão Extraordinária das Águas, além dos eventos e debates sobre mobilidade urbana promovidos pela ALMG.
Mobilidade urbana foi destaque no discurso do coordenador técnico do evento e presidente do Instituto Sustentar e da Associação Comercial de Minas Gerais (ACMinas), Roberto Luciano Fagundes. Ele afirmou que a questão da mobilidade é fator essencial para definir se uma cidade é ou não sustentável. Mencionando Curitiba (PR) como exemplo de eficiência em transporte público e sustentabilidade, Fagundes disse que a redução do transporte individual passa necessariamente por um sistema de transporte coletivo rápido, confortável e de qualidade. Ele ressaltou a implantação do Move, o BRT de Belo Horizonte, mas criticou a falta de planejamento na Capital. "Belo Horizonte ficou quase 40 anos sem obras viárias", disse.
Já o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alceu José Torres Marques, enfatizou a necessidade de diálogo entre os diversos segmentos da sociedade na busca por soluções sustentáveis para o Estado e os municípios. "Nas questões ambientais, somos todos iguais", afirmou. Em resposta à faixa da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda), que cobrava recursos do Governo do Estado para o combate a incêndios em unidades de conservação ambiental, o secretário arrancou aplausos da plateia ao anunciar: "Já estamos trabalhando não apenas na questão da prevenção aos incêndios, mas em uma solução definitiva para os parques de Minas Gerais".
Após os discursos, houve a premiação do "2º Ranking Produtos e Tecnologias Sustentáveis", que homenageou empresas que possuem programas, produtos ou serviços sustentáveis. O presidente da ALMG participou da entrega das placas alusivas ao prêmio. Entre outras autoridades, estiveram presentes ainda na abertura do "Sustentar 2014" o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Rogério Nery de Siqueira Silva; o vereador Pablito (PV); e o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Alberto Salum.