Deputados vão monitorar reforma no Aeroporto de Confins
Comissão de Esporte dá sequência a trabalho iniciado em 2013 e, após vistoriar obras, debaterá o assunto na ALMG.
30/04/2014 - 11:48Monitorar o estágio das obras de ampliação do Aeroporto de Confins visando à Copa do Mundo no Brasil, que começa em junho. Esse é o objetivo da visita, seguida de audiência pública, que a Comissão de Esporte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza na próxima terça-feira (6/5/14). As duas atividades acontecem atendendo a requerimentos do deputado Fred Costa (PEN) e dão sequência a um trabalho realizado pela comissão ao longo do ano passado.
A Comissão de Esporte esteve em Confins duas vezes em 2013, em abril e dezembro. Nesta última ocasião, a informação da Infraero era de que 47% das obras estavam concluídas e de que, até o início da Copa, todas as intervenções prioritárias e que impactam no dia a dia do usuário estariam prontas. Na última visita, o então superintendente regional da Infraero, Mário Jorge Fernandes de Oliveira, garantiu que o desconforto para os passageiros com as obras diminuiria em muito a partir de março, situação que os deputados pretendem agora conferir.
A previsão inicial da Infraero é de que seriam concluídas até a Copa as obras no saguão de entrada do aeroporto, as pontes de embarque, a praça de alimentação localizada no 3º andar, os seis elevadores panorâmicos e a ampliação da sala de desembarque internacional. Outro terminal de passageiros também deveria ser entregue antes do início do Mundial. Para depois do evento, devem ficar prontas obras como a estação de tratamento de água e o prédio onde funcionarão salas administrativas das companhias aéreas.
Atrasos - A visita em Confins está programada para começar às 10 horas. Na sequência, a partir das 14h30, no Plenarinho II, os deputados vão debater em audiência pública a situação observada no aeroporto pela manhã. Segundo o deputado Fred Costa, a perspectiva não é animadora. “Já é a terceira vez que a Infraero prorroga a entrega das obras. Pelo contrato firmado, a obra deveria ter sido entregue em dezembro de 2013, mas dois anos após o início das intervenções, apenas 43% do montante foi executado, segundo o Portal da Transparência”, afirma.
“É uma vergonha para Minas Gerais não ter este aeroporto finalizado antes da Copa do Mundo. Os turistas vão chegar e se deparar com a realidade que o povo enfrenta diariamente. Será que o cidadão que paga seus impostos não merece receber serviços à altura? Queremos saber por que, novamente, este contrato teve de ser prorrogado para agosto de 2014”, continua o deputado.
Participantes - Os convidados para a visita e a audiência pública são os mesmos. São eles o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Pacheco dos Guaranys; o superintendente regional da Infraero, Silvério Gonçalves; a superintendente do Aeroporto de Confins, Maria Edwirges Madeira; e os secretários de Estado de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda; e de Transportes e Obras Públicas, Fabrício Torres Sampaio.