Deputados querem discutir greve de servidores em Betim
Comissão também aprovou outros sete requerimentos para a realização de audiências e um debate públicos.
28/04/2014 - 20:54A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, na tarde desta segunda-feira (28/04/14), oito requerimentos. Sete deles são para a realização de audiências públicas na Capital e no interior, com destaque para a reunião que irá debater a greve dos trabalhadores da Rede Municipal de Educação de Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte), a pedido do deputado Rogério Correia (PT).
A paralisação foi iniciada no dia 15 de abril deste ano e afeta cerca de 30 mil alunos da rede estão, que estão sem aulas desde então. Outras duas audiências solicitadas pelo petista têm o objetivo de debater a situação dos municípios atendidos pela Copasa Serviços de Saneamento Integado do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Copanor), tendo em vista a greve dos trabalhadores da empresa, que já dura 32 dias, e de discutir a situação da Escola Estadual Pandia Calógeras, de Belo Horizonte, que se encontra fechada para reforma.
A comissão aprovou, ainda, requerimentos dos deputados Adelmo Carneiro Leão, Elismar Prado, Paulo Guedes e Paulo Lamac, todos do PT, e da deputada Liza Prado (Pros). Adelmo Carneiro Leão requereu audiência pública para discutir o processo de regularização e registros de imóveis do município de Nova Ponte (Alto Paranaíba). Já o deputado Paulo Lamac solicitou audiência, na Capital, para discutir os desafios e soluções para a mobilidade urbana do bairro Santa Efigênia e região.
A deputada Liza Prado, por sua vez, solicitou audiência para a discussão sobre o melhor modelo para a implantação da rede de esgoto sanitário do município de Rio Manso (Região Central do Estado). Outra audiência aprovada, a pedido do deputado Paulo Guedes, será realizada no município de Jaíba (Norte de Minas), para analisar a questão do sistema de abastecimento de água nos núcleos do Projeto Jaíba, bem como discutir a precariedade do serviço de segurança pública dentro do projeto e no próprio município, uma vez que a falta de estrutura tem contribuído para o relevante aumento da criminalidade e gerado na população a sensação de medo e impunidade.
O requerimento do debate público “Samu Regional, a Implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Minas Gerais” também foi aprovado na tarde desta segunda-feira. O autor do requerimento é o deputado Elismar Prado. Ele afirma, em sua justificativa, que o Ministério da Saúde deseja atingir 100% de cobertura do serviço em todo o País, até o fim deste ano.