Universidade Federal de Alfenas recebe homenagem
Reunião Especial de Plenário celebra aniversário de cem anos da instituição.
25/04/2014 - 13:33 - Atualizado em 25/04/2014 - 16:04Uma Reunião Especial no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta sexta-feira (25/4/14) marcou as comemorações do centenário da Universidade Federal de Alfenas (Unifal). A solenidade contou com a presença de diretores, professores e alunos da instituição.
Originalmente Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (Efoa), a Unifal foi fundada em 3 de abril de 1914. Em 1960, a instituição foi federalizada e, em 1972, foi transformada em autarquia de regime especial, o que favoreceu a implantação do curso de Enfermagem e Obstetrícia (1977). Em 2005, já com uma ampla variedade de cursos, a instituição foi transformada em universidade federal, figurando atualmente entre as mais conceituadas do Brasil.
Orgulhoso com o reconhecimento, o reitor da Unifal, Paulo Márcio de Faria e Silva, agradeceu ao Parlamento mineiro pela lembrança. Para ele, assim como outras instituições do Estado, a Universidade Federal de Alfenas é “um patrimônio vivo de Minas Gerais, uma das instituições que representam o que há de melhor no Brasil em ensino, pesquisa e extensão, sempre figurando entre aquelas com melhor desempenho nos critérios de avaliação”.
Além do reitor, também saudaram a homenagem a procuradora da Unifal, Vera Lúcia de Carvalho Rosa e a representante dos ex-alunos da instituição, Carolina Silva Castro.
O autor do requerimento para realização da reunião, deputado Pompílio Canavez (PT), congratulou a instituição pelo seu centenário, enfatizando que a Unifal é um dos mais importantes núcleos de ensino e pesquisa de Minas Gerais, com grande influência no desenvolvimento social, cultural e cientifico do Estado no século XX.
“A partir de 2005, a instituição ganhou status de universidade federal, ampliando o seu legado por meio de especializações, mestrados e doutorados, sempre com qualidade. Os diretórios acadêmicos da Unifal contribuíram para a democracia, fomentando importantes lideranças para o Estado e o País. É ainda pioneira na implantação do Enem como instrumento de admissão. Neste mês, a instituição completa cem anos, mas em plena juventude e crescimento, desenvolvendo-se junto com o Brasil”, elogiou o parlamentar.
O deputado leu um discurso do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), no qual é destacada a excelência da instituição. Ele enfatizou que, embora tenha iniciado na área da saúde, atualmente a instituição oferece mais de 30 cursos em variados campos do conhecimento, todos com a mais alta qualidade. Além disso, destacou a expansão da universidade, que, em 2014, ganhou unidades em Poços de Caldas e Varginha, no Sul de Minas. O presidente da ALMG também lembrou os mestrados e doutorados recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), além do pioneirismo do programa voltado para a terceira idade.