Deputados vão discutir segurança e falta de água no Jaíba
Audiência pública será realizada no distrito de Mucambinho nesta quarta-feira (30).
24/04/2014 - 17:47 - Atualizado em 29/04/2014 - 13:54As Comissões de Assuntos Municipais e Regionalização e de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizam audiência pública em Jaíba (Norte de Minas) com o objetivo de debater problemas no abastecimento de água no Projeto Jaíba e a precariedade da segurança pública no município. A reunião, solicitada pelo deputado Paulo Guedes (PT), está marcada para esta quarta-feira (30/4/14), às 9 horas, no Núcleo Habitacional NS2 do Projeto Jaíba (MG-401 - Mucambinho).
De acordo com o deputado Paulo Guedes, alguns núcleos do Projeto Jaíba não possuem água tratada, e o objetivo da audiência é somar esforços para que seja criada uma estação de tratamento que garanta qualidade à água que abastece a população local.
A violência crescente, combinada com a falta de estrutura em segurança pública, é outra preocupação dos moradores do Jaíba e também será tratada na reunião. Na delegacia e no posto da Polícia Militar, por exemplo, há carência de policiais e viaturas para atender as ocorrências. A falta de uma cadeia e de um fórum para agilizar os processos de prisão também tem contribuído para o aumento da violência na região.
No primeiro semestre de 2013, foram registradas 48 ocorrências de crimes violentos e dez homicídios no município, segundo o deputado Paulo Guedes. “É preciso resolver esses problemas, que afetam a vida da população e comprometem o desenvolvimento do maior projeto de cultivo irrigado da América Latina”, justifica o parlamentar.
O Projeto Jaíba, iniciado na década de 60, conta com 300 mil hectares de agricultura irrigada. Hoje, abriga na área irrigada desde agricultores familiares até grandes produtores, que abastecem parte do mercado interno e a exportação de frutas, grãos, legumes e hortaliças.
Convidados – A comissão convidou para o debate o ministro da Integração Nacional, Francisco José Coelho Teixeira; o prefeito de Jaíba, Enoch Vinícius Campos de Lima; o secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Raimundo Benoni Franco; o presidente interino da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Flávio Marcos Passos Gomes Júnior; o presidente da Codevasf, Elmo Vaz Bastos de Matos; o presidente da Copasa, Ricardo Augusto Simões Campos; o diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), Samir Carvalho Moyses; os prefeitos de Matias Cardoso, Edmárcio Moura Leal; de Janaúba, Yuji Yamada; e de Manga, Anastácio Guedes Saraiva; o presidente da Câmara Municipal de Manga, vereador Leonardo Valerio França Pinheiro; o presidente do Conselho de Irrigação de Jaíba, José Valci Ferreira de Araújo; o gerente executivo do Distrito de Irrigação de Jaíba, Marcos Braga Medrado; e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jaíba, Adelmar Ramos Novais.