Deputados aprovam visita técnica ao novo secretário de Saúde, José Geraldo de Oliveira Prado

Comissão debaterá políticas de saúde com novo secretário

Deputados aprovaram ainda requerimentos sobre ações em prol das terapias integrativas.

23/04/2014 - 13:39

Na próxima semana, representantes da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizam visita técnica à Secretaria de Estado de Saúde para se reunir, em audiência, com o novo secretário da pasta, José Geraldo de Oliveira Prado, visando a discutir a implementação das políticas públicas de saúde no Estado. A visita, que atende a requerimento dos deputados Carlos Mosconi (PSDB), Carlos Pimenta (PDT) e Arlen Santiago (PTB), foi aprovada na reunião da comissão nesta quarta-feira (23/4/14).

Na mesma reunião, foi aprovada a realização de uma audiência pública para debater o plano de gestão do quadriênio 2014/2018 do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), além de apresentação dos novos conselheiros estaduais do órgão seguida de homenagem. A audiência foi requerida pelo deputado Rômulo Viegas (PSDB).

Terapias integrativas - Foram aprovados ainda dois requerimentos, ambos dando encaminhamento a solicitações feitas durante a audiência pública que a comissão realizou em 9/4/14, quando debateu com especialistas e entidades as chamadas terapias integrativas. Tais práticas, ainda pouco usuais no âmbito da saúde pública, abrangem, entre outras áreas, homeopatia, plantas medicinais e fitoterápicas, práticas da medicina oriental e acupuntura. Os dois requerimentos são assinados pela deputada Luzia Ferreira (PPS) e o deputado Carlos Pimenta.

O primeiro encaminha à Fundação Ezequiel Dias (Funed) pedido para que avalie a possibilidade de inclusão de medicamentos homeopáticos, antroposóficos e fitoterápicos em sua linha de produção, visando a fornecê-los ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O outro é endereçado ao Ministério da Saúde e requer providências para ampliar a dotação orçamentária destinada aos estados e municípios visando a financiar as práticas complementares no âmbito do SUS.

Consulte o resultado da reunião.