Comissão debaterá políticas de saúde com novo secretário
Deputados aprovaram ainda requerimentos sobre ações em prol das terapias integrativas.
23/04/2014 - 13:39Na próxima semana, representantes da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizam visita técnica à Secretaria de Estado de Saúde para se reunir, em audiência, com o novo secretário da pasta, José Geraldo de Oliveira Prado, visando a discutir a implementação das políticas públicas de saúde no Estado. A visita, que atende a requerimento dos deputados Carlos Mosconi (PSDB), Carlos Pimenta (PDT) e Arlen Santiago (PTB), foi aprovada na reunião da comissão nesta quarta-feira (23/4/14).
Na mesma reunião, foi aprovada a realização de uma audiência pública para debater o plano de gestão do quadriênio 2014/2018 do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), além de apresentação dos novos conselheiros estaduais do órgão seguida de homenagem. A audiência foi requerida pelo deputado Rômulo Viegas (PSDB).
Terapias integrativas - Foram aprovados ainda dois requerimentos, ambos dando encaminhamento a solicitações feitas durante a audiência pública que a comissão realizou em 9/4/14, quando debateu com especialistas e entidades as chamadas terapias integrativas. Tais práticas, ainda pouco usuais no âmbito da saúde pública, abrangem, entre outras áreas, homeopatia, plantas medicinais e fitoterápicas, práticas da medicina oriental e acupuntura. Os dois requerimentos são assinados pela deputada Luzia Ferreira (PPS) e o deputado Carlos Pimenta.
O primeiro encaminha à Fundação Ezequiel Dias (Funed) pedido para que avalie a possibilidade de inclusão de medicamentos homeopáticos, antroposóficos e fitoterápicos em sua linha de produção, visando a fornecê-los ao Sistema Único de Saúde (SUS).
O outro é endereçado ao Ministério da Saúde e requer providências para ampliar a dotação orçamentária destinada aos estados e municípios visando a financiar as práticas complementares no âmbito do SUS.
Consulte o resultado da reunião.