Panorama desta semana discute esporte, machismo e gripe

Programa da TV Assembleia vai ao ar de terça a quinta-feira, às 8h30.

22/04/2014 - 15:38

O esporte mineiro, o machismo e a gripe serão os temas tratados esta semana pelo programa Panorama, revista eletrônica que debate temas em pauta na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O programa vai ao ar pela TV Assembleia de terça a quinta-feira (22 a 24/4/14), às 8h30, com reprises às 19 horas e à 1 hora da manhã.

Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Assista aos últimos vídeos do programa Panorama.

Esporte - Na terça (22), o Panorama vai além do futebol e mostra a repercussão da contratação do campeão olímpico, o nadador César Cielo, pelo Minas Tênis Clube, além de falar de incentivos de empresas e governo ao esporte especializado. O convidado especial, o diretor de esportes do Minas Tênis Cube, Ricardo Vieira Santiago, explica como a instituição conseguiu fechar contrato de três anos com Cielo a partir de investimento estruturais, que incluem um técnico de renome internacional, o norte-americano Scott Goodrich, que já treinou a seleção australiana. O dirigente do Minas fala ainda do papel das confederações esportivas na organização de competições e das exigências feitas aos clubes para a obtenção de verbas de incentivo.

Machismo - Na quarta (23), o assunto em pauta será o machismo. A reflexão gira em torno da organização social, da família, da forma como as mulheres são vistas e dos preconceitos de gênero mais comuns. Hoje as mulheres trabalham fora, estão nos bancos das universidades e, mesmo que em minoria, ocupam posições de liderança em empresas, em órgãos públicos e na política. Segundo o censo de 2010 do IBGE, as mulheres chefiam uma em cada quatro famílias no Brasil.

Mesmo com toda essa participação na economia, uma pesquisa recente feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) concluiu que a sociedade ainda se organiza com base na dominação dos homens sobre as mulheres e que conceitos machistas ainda persistem. Nesse levantamento houve grande concordância com a ideia de que "tem mulher que é pra casar, tem mulher que é pra cama”. Nos estúdios, a pesquisadora em direito das mulheres e doutoranda na UFMG, Cynthia Semíramis, e a coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as mulheres da UFMG, Marlise de Matos Almeida, debatem o assunto.

Gripe - O tema do programa de quinta (24) é a gripe, uma doença tida como de menor importância, mas que pode se agravar e até mesmo levar à morte. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a gripe, infecção causada pelo vírus Influenza, atinge até 15% da população mundial, causando 500 mil mortes todo ano, principalmente de idosos e pacientes com doenças crônicas. Apesar dos riscos de quadros graves com inflamação dos pulmões e dificuldade para respirar, muitas pessoas não se previnem, como confirmam as convidadas do programa, a enfermeira e coordenadora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Tânia Brant, e a médica infectologista do Centro de Informações e Estratégias de Vigilância em Saúde de Minas Gerais, Tânia Marcial.

O programa também mostra o aumento dos públicos prioritários atingidos pela campanha de vacinação do Ministério da Saúde. Em relação ao ano passado, a mudança é a ampliação da faixa etária das crianças que podem receber a dose nos postos de vacinação - de seis meses a 5 anos de idade. As profissionais convidadas ressaltam ainda a importância de cuidados no dia a dia, como não tossir ou espirrar com a mão na frente e, sim, deslocando a cabeça para o lado e para baixo. A vacina aumenta muito a proteção, mas não tem eficácia de 100%.