ALMG inaugura estátua de Tiradentes nesta terça (22)

Evento será às 15 horas, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira.

15/04/2014 - 17:45 - Atualizado em 15/04/2014 - 17:54

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai homenagear o mártir da Inconfidência Mineira. Na próxima terça-feira (22/4/14), às 15 horas, será inaugurada uma estátua de Tiradentes no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira. O objetivo é incorporar ao Palácio da Inconfidência, sede do Poder Legislativo estadual, a estátua daquele que viria a se tornar um dos principais expoentes da história brasileira, símbolo da liberdade e de Minas. A escultura foi criada pelo mineiro Leo Santana, artista plástico e escultor de prestígio nacional.

A programação inclui, após o descerramento da estátua, a colocação de coroa de flores. Nesse momento, os Dragões da Inconfidência conduzirão uma coroa de flores até a estátua, prestando homenagem a Tiradentes. A coroa é inspirada na bandeira de Minas Gerais à época de sua origem, tal qual concebida pelos inconfidentes, quando o triângulo era verde. Durante a Inconfidência a imagem evoluiu para sua forma atual, com um triângulo vermelho, pela associação dessa cor à simbologia das revoluções.

Em seguida, haverá o pronunciamento do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), e apresentação musical com a Banda de Música da Academia de Polícia Militar, sob a regência do 1º tenente José Geraldo dos Santos. Será executado o Hino a Tiradentes, de Francisco Flores e Luís Delfino.

O Palácio da Inconfidência foi inaugurado no dia 1º de maio de 1972. Tombado como patrimônio cultural de Belo Horizonte em 2009, o edíficio-sede da ALMG foi palco da promulgação da Constituição Mineira de 1989 e sempre abrigou uma série de manifestações de diversos segmentos da sociedade. Para o projeto inicial do prédio havia a previsão de uma escultura de Tiradentes, o que acabou não acontecendo.

Durante o evento de comemoração dos 40 anos do Palácio da Inconfidência, em 13 de março de 2012, o presidente da ALMG já havia sinalizado para a importância de se “presentear a Casa e todo o Estado com uma obra de arte que evoque Tiradentes”. Desde então, a Mesa da Assembleia vem trabalhando para concretizar esse projeto, o que será viabilizado agora.

A solenidade contará ainda com a presença dos alunos do ensino médio e da 9ª série do Colégio Tiradentes da Polícia Militar.

Tiradentes - Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nasceu em 1746, na Fazenda do Pombal, em Minas Gerais. Foi um dos integrantes do movimento separatista Conjuração Mineira, mais conhecido como Inconfidência Mineira, que buscava libertar Minas Gerais da dominação portuguesa e, inspirado pelos ideais iluministas da França e da Independência dos Estados Unidos, instituir a república na região. Foi condenado à morte, sentença cumprida em 21 de abril de 1792. Atualmente Tiradentes é considerado o mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil e patrono das polícias militares.

Leo Santana - Entre seus trabalhos destacam-se as esculturas do “Monumento 20 anos Diretas Já”, em homenagem a Tancredo Neves, Ulisses Guimarães e Teotônio Vilela, inauguradas em 2004 na Praça da Assembleia, em Belo Horizonte, e a escultura “Drummond no Calçadão”, inaugurada em 2002, no Rio de Janeiro.