Comissão debate despejos da AngloGold em Nova Lima

Denúncias de violência na reintegração de posse dos terrenos motivaram deputados a debater o tema nesta quarta (23).

16/04/2014 - 16:07

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta quarta-feira (23/4/14), uma audiência pública com a finalidade de debater despejos que estão sendo realizados nos bairros Bela Fama, Nova Suíça, Galo, Honório Bicalho e Nossa Senhora de Fátima, todos em Nova Lima (RMBH), em função de decisão judicial a favor da empresa AngloGold, que alega ser a proprietária dos terrenos. A reunião, solicitada pelo deputado Rogério Correia (PT), acontece às 9 horas, no Auditório.

Segundo o parlamentar, os moradores dos bairros denunciaram que os despejos da empresa seriam irregulares e estariam sendo feitos de forma violenta. Representantes da ocupação do bairro Bela Fama, antiga fazenda Bela Fama, em Nova Lima, alegam que as famílias assentadas correm o risco de ficar sem moradia, tendo em vista que a empresa, que compõe o grupo Anglo American, estaria trabalhando para garantir a reintegração de posse do terreno.

De acordo com as denúncias, as famílias teria sido ameaçadas em dezembro do ano passado e a ação autorizava, por exemplo, o despejo da moradora Pâmela Alves, mas com os dizeres “Pâmela e outros”. Desta forma, a liminar daria margem para que a Polícia Militar executasse o despejo de qualquer família que estivesse próxima.

Ainda segundo os representantes dos moradores, no dia 26 de fevereiro deste ano foi feito um novo despejo, em que a moradora Lídia Márcia de Souza, de 50 anos, mãe de quatro filhos, teria sido acusada de reagir violentamente ao ser despejada.

Convidados – Foram chamados para participar da reunião o comandante da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar de Minas Gerais/Nova Lima, tenente-coronel PM Marcos da Costa Negraes; o assessor da Comissão Pastoral da Terra de Minas Gerais, Frei Gilvander Luís Moreira; a secretária Municipal de Habitação de Nova Lima, Cláudia Teresa Pereira Pires; a defensora pública especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais, Ana Cláudia da Silva Alexandre; a oficial de Justiça da Comarca de Nova Lima, Vera Lúcia Amaral Rodrigues Chaves; o vice-presidente da AngloGold Ashanti Brasil Mineração Ltda/Nova Lima, Agostinho Tibério da Costa Marques; o presidente da Associação Comunitária Galo Açafrão/Projeto João de Barro de Nova Lima, Adriano Dias Agostinho; o diretor do Sindieletro/MG e morador de Nova Lima, Jobert Fernando de Paula; o morador de Nova Lima, Mário Luis Boaventura; e a moradora de Nova Lima, Lídia Márcia de Souza.