Comunidades terapêuticas são tema de audiência

Comissão de Prevenção e Combate ao Crack debaterá políticas públicas para ampliar atendimento a usuários de drogas.

11/04/2014 - 14:44

A Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta quarta-feira (16/4/14), às 10 horas, no Teatro, audiência cujo objetivo é debater as políticas públicas de tratamento dos usuários de drogas. O requerimento é do presidente da comissão, deputado Vanderlei Miranda (PMDB).

De acordo com o parlamentar, em muitas cidades é necessário ampliar a rede de atendimento, e ele acredita que isso possa ser feito por meio da criação de comunidades terapêuticas. “Há uma cobrança muito grande com relação ao que o governo tem feito nessa área, em função do enorme número de dependentes químicos e da falta de estrutura para atendê-los”, afirma.

O presidente da comissão explica ainda que, como estará havendo um encontro de comunidades terapêuticas em Belo Horizonte, representantes de todo o Estado estarão presentes à audiência para retomar temas já discutidos, como o acesso ao cartão Aliança pela Vida. “Vamos debater perspectivas e também saber em que pé estão demandas já levantadas pela comissão anteriormente”, informa.

Convidados – Foram convidados para a reunião o subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Cloves Benevides; o promotor coordenador de Combate e Repressão ao Tráfico Ilícito de Entorpecentes do Ministério Público, promotor Jorge Tobias de Souza; o presidente do Conselho Estadual Antidrogas, Aloísio Andrade; a subsecretária de Estado de Assistência Social, Maria Albanita Roberta de Lima; a presidente da Federação Nacional das Comunidades Terapêuticas Católicas e Instituições Afins, Ana Martins Godoy Pimenta; o presidente da Federação de Comunidades Terapêuticas Evangélicas do Brasil, Wellington Antônio Vieira; e a presidente da Associação Mineira de Comunidades Terapêuticas e Instituições Afins, Adélia Porto Dias.